00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandao, Izabel de Fatima de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729810566472220pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Sandra Regina Goulart-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1871947440058031pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015pt_BR
dc.creatorNunes, Raquel D’Elboux Couto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559462120103032pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-15T12:11:14Z-
dc.date.available2018-02-02-
dc.date.available2018-02-15T12:11:14Z-
dc.date.issued2011-08-19-
dc.identifier.citationNUNES, Raquel D’Elboux Couto. Maya Angelou: gênero, autobiografia, violência e agenciamento em I know why the caged bird sings. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2494-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyze the genre autobiography, as an expression of the African American woman, in Maya Angelou’s I Know Why the Caged Bird Sings (1969). Theoretical perspectives focus on bio-bibliographical studies of the author, from a feminist point of view. In the first section, the autobiography genre is analyzed, having as main theorists Lejeune (2008) and Foucault (2002), and, from a feminist perspective, Smith & Watson (1992, 1998 and 2001) and Cosslett, Lury and Summerfield (2000). The second section focuses on the representation of violence against the African American woman in Maya Angelou’s book, whose analyses are supported mainly by the theories of hooks (1981 and 2000) and Grosz (1994). Agency is addressed in the third section, from the perspective of Bhabha (2010), Spivak (2010) and Butler (2008). As the context is related to post colonialism and multiculturalism, this paper discusses concepts by Hall (2006) and Bhabha (2010), as to cultural tensions issues. The conclusion points to the hybrid character of the genre autobiography and to the complexity of studying the writing of the black woman without falling into essentialist dichotomies. This matter is resolved with Spivak’s notion of strategic essentialism (2010).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAngelou, Maya, 1928- . – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectI know why the caged bird singspt_BR
dc.subjectAngelou, Maya, 1928-. - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectWomenspt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleMaya Angelou: gênero, autobiografia, violência e agenciamento em I know why the caged bird singspt_BR
dc.title.alternativeMaya Angelou: gender, autobiography, feminism, violence and agency in I Know why the caged bird singspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação examina o gênero autobiográfico, como expressão da mulher afroamericana, na obra I Know Why the Caged Bird Sings, a primeira autobiografia de Maya Angelou, de 1969. A perspectiva teórica parte de estudos biobibliográficos da autora trabalhados pelo viés feminista. Na seção primeira, é feita uma análise do gênero autobiográfico, tendo como teóricos principais Lejeune (2008) e Foucault (2002), e, sob uma perspectiva feminista, Smith & Watson (1992, 1998 e 2001) e Cosslett, Lury e Summerfield (2000). A segunda seção traz como enfoque a representação da violência contra a mulher afroamericana na obra de Maya Angelou, tendo como teóricas principais hooks (1981 e 2000) e Grosz (1994). O agenciamento é tratado na terceira seção, sob a perspectiva de Bhabha (2010), de Spivak (2010) e de Butler (2008). Por ser o contexto relacionado ao mundo pós-colonial e multicultural, são também discutidos conceitos de Hall (2006) e de Bhabha (2010), no tocante a tensões culturais. A conclusão aponta para o caráter híbrido do gênero autobiográfico e para a complexidade de se tratar da escrita da mulher negra sem incorrer em dicotomias essencialistas, questão resolvida com a noção de “essencialismo estratégico”, conforme Spivak (2010).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maya Angelou: gênero, autobiografia, violência e agenciamento em I know why the caged bird sings.pdf542.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.