00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2461
Tipo: Dissertação
Título: A matemática financeira na educação básica: uma proposta de atividades
Título(s) alternativo(s): The financial mathematics in basic education: a proposal for activities
Autor(es): Oliveira, Givanildo Santos de
Primeiro Orientador: Lima, José Carlos Almeida de
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa Neto, Vicente Francisco de
Resumo: Nesta dissertação abordaremos o tema Matemática Financeira e a sua importância na educação básica. Mostraremos, de maneira sucinta, tópicos pertinentes a educação financeira e os conteúdos mais relevantes no nosso cotidiano, conteúdos estes que podem ser associados aos assuntos vistos no ensino fundamental e médio. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a formulação de atividades contextualizadas e a resolução de questões de concursos públicos que possam ser utilizadas por professores da educação básica. Na introdução (capítulo 1) apresentamos uma breve justificativa sobre a escolha do tema e em seguida, no capítulo 2, um resumo sobre a história da matemática financeira. No capítulo 3 abordaremos os principais tópicos da Matemática Financeira e a sua correlação com alguns conteúdos da educação básica. No capítulo 4 lançaremos propostas de atividades contextualizadas e solução de questões de concursos, resolvidas com o auxílio de ferramentas diversificadas, como a utilização dos conteúdos abordados em capítulos anteriores, o uso de calculadoras virtuais e planilhas eletrônicas.
Abstract: This dissertation discuss the financial mathematics topic and its importance in basic education. It shows succinctly topics pertinent to financial education and relevant content in our daily lives. Contents that can be associated with issues seen in middle and high school. The methodology used was bibliographical research, the formulation of contextualized activities and resolutions of public tender exams sections that may be used by basic education teachers. In the introduction (chapter 1) a brief justification for the choice of the theme will be presented and then in Chapter 2, an overview of the financial mathematics history. In chapter 3 we discuss the main topics of financial mathematics and its correlation with some content of basic education. In Chapter 4 we will launch a proposal of contextualized activities and tests resolution of public tender exams sections with the help of a variety of tools such as the use of content covered in previous chapters using virtual calculators and spreadsheets.
Palavras-chave: Matemática financeira - Estudo e ensino
Matemática financeira - História
Matemática financeira - Concursos
Matemática - Problemas, exercícios, etc
Financial Mathematics
Basic education
History of Mathematics
Teaching of mathematics
Interest
Amount
Interest rate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: OLIVEIRA, Givanildo Santos de. A matemática financeira na educação básica: uma proposta de atividades. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2461
Data do documento: 31-mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A matemática financeira na educação básica: uma proposta de atividades.pdf4.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.