00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2456
Tipo: Tese
Título: A responsividade ativa de uma professora de língua portuguesa do Ensino fundamental: suas leituras, suas produções e sua prática
Título(s) alternativo(s): The responsiveness of a Portuguese language teacher in Primary Education: her readings, her productions and her practice
Autor(es): Araújo, Antônio Cícero de
Primeiro Orientador: Zozzoli, Rita Maria Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Nádia Mara da
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto
metadata.dc.contributor.referee3: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Lúcia de Fátima
Resumo: Esta tese tem como finalidade discutir e refletir sobre a questão do ensino da leitura e da escrita na sala de aula de Língua Portuguesa com o intuito de verificar a presença de indícios de uma responsividade ativa da professora como leitora e produtora de textos, e também, como formadora de leitores e produtores de textos. Para isto, recorremos à noção de compreensão responsiva ativa de Bakhtin (2010, 2003, 1992, 1988, 1981), além da posição de Certeau (1994) sobre a questão da ideologia do consumo-receptáculo e da concepção de autonomia relativa de Zozzoli (2010, 2006, 2002a, 2002b). Esclarecemos que essa investigação se situa dentro da perspectiva de um estudo de caso com intervenção, uma vez que nossa finalidade é estudar o citado problema no contexto de sala de aula, especificamente, a partir das aulas ministradas por uma professora de Língua Portuguesa, em uma turma de quinta série de uma escola da rede pública do município de Maceió/AL. Para tanto, realizamos observação, gravação, transcrição de aulas e fizemos, ainda, entrevistas semi-estruturadas com a professora. Salientamos que este trabalho de pesquisa tentou, dentro de suas possibilidades, produzir momentos de reflexão e de questionamento com a professora com o intuito, se possível, de ela rever suas teorias e sua prática. Por fim, analisados os textos produzidos pelos alunos e, principalmente, os discursos da professora, concluímos que o aprendizado deste trabalho é perceber que há uma possibilidade para a professora constituir-se em um sujeito responsivo ativo, dotado de uma autonomia que permite responder e agir, relativamente. Sabemos, no entanto, que essa proposta não é a ideal e nem pensamos que seja, pois não é, e nunca foi nossa intenção, buscarmos respostas prontas e soluções definitivas para os problemas apresentados.
Abstract: This thesis aims to discuss and reflect about the issue of teaching reading and writing in the Portuguese Language classes, in order to verify the presence of signs of active responsive comprehension of the teacher as a reader and as a producer of texts and also, as an educator of readers and producers of texts. For that, It was used the notion of active responsive comprehension by Bakhtin (2010, 2003, 1992, 1988, 1981), and also De Certeau’s position about the ideology of consumption-receptacle and the concept of relative autonomy by Zozzoli (2010, 2006, 2002a, 2002b). We explain that this research is located within the perspective of a case study of intervention, since our purpose is to study the problem in the context of the classroom, specifically, from classes taught by one teacher of Portuguese language in a class of fifth grade in a public school in Maceió/AL. Therefore we made observation, recording, transcription of lessons and we also semi-structured interviews with the teacher. We emphasized that this research has tried to produce moments of reflection and questioning with the teacher in order, if possible, that she revises her theories and practice. Finally, we analyzed the produced texts by students, and especially the discourse of the teacher, we concluded that the learning of this work is to realize that there is a possibility to the teacher constitutes as herself as an active responsive subject gifted with an autonomy that allows her to respond and act on relatively. However, we know that this proposal is not ideal and we do not think it is, because it has never been our intention to seek easy answers and definitive solutions to the problems presented.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Leitura
Produção textual
Applied Linguistics
Reading
Text production
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: ARAÚJO, Antônio Cícero de. A responsividade ativa de uma professora de língua portuguesa do Ensino fundamental: suas leituras, suas produções e sua prática. 2011. 302 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2456
Data do documento: 18-abr-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A responsividade ativa de uma professora de língua portuguesa do Ensino fundamental: suas leituras, suas produções e sua prática.pdfA responsividade de uma professora de língua portuguesa do Ensino Fundamental: suas leituras, suas produções e sua prática33.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.