00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.creatorMelo, Alex Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0079760480035038pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-05T16:32:40Z-
dc.date.available2018-01-30-
dc.date.available2018-02-05T16:32:40Z-
dc.date.issued2017-11-16-
dc.identifier.citationMELO, Alex Gonçalves de. Modelagem matemática no estudo das funções afim e quadrática. 2017. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2448-
dc.description.abstractMathematics is a science that is present in the most diverse situations of our daily, as well as in other areas of knowledge that use it as a means to achieve its ends. Even with this vast employability, their teaching and learning present difficulties. Students sometimes don’t identify it in everyday life because they understand it to be a purely abstract discipline. Therefore, the main objective of this work was the development of a didactic sequence for basic education, which could assist teachers and students in the teaching and learning process in Mathematics, based on Bassanezi's mathematical modeling methodology, reinforced by Durval's theory of record of semiotic representation in teaching. In this work, we propose problem situations, mostly for daily of students, for example, commerce, taxi travel, water distribution, painting of walls and payment of parking lots. In this perspective, to improve the ability of students to make the transition between reality and the mathematical object, and secondly to solve problems of a cyclical nature found in Mathematical Olympiads and in external tests, is sought in the foreground. We also did a brief analysis of what mathematical content these situations encompass and how they are presented in textbooks. Throughout the work, we justify theoretically the reason to propose this methodology based on mathematical modeling for basic education and its importance in improving the quality of this modality of teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectSequência didática semióticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSequence didacticspt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectSituations problempt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleModelagem matemática no estudo das funções afim e quadráticapt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling in the study of afim and quadratic functionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Matemática é uma ciência que se faz presente nas mais diversas situações do nosso dia a dia, bem como nas demais áreas do conhecimento que a usam como meio para atingir seus fins. Mesmo com esta vasta empregabilidade, seu ensino e aprendizagem apresentam dificuldades. Os alunos, por vezes, não a identificam no cotidiano por entenderem que ela é uma disciplina puramente abstrata. Por isso, o objetivo principal deste trabalho foi o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino básico, que possa auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem em Matemática, tendo por base a metodologia da modelagem matemática de Bassanezi, reforçada pela teoria do registro de representação semiótica de Duval no ensino. Neste trabalho, propõem-se situações-problema, em sua grande maioria, voltadas para o cotidiano dos alunos tais como, comércio, viagens de táxi, distribuição de água, pintura de paredes e pagamento de estacionamentos. Nesta perspectiva pretende-se em primeiro plano, melhorar a habilidade dos estudantes em fazer a transição entre a realidade e o objeto matemático e, em segundo, resolver problemas de caráter cíclico encontrados em olimpíadas de matemática e em provas externas. Faz-se também, uma breve análise de quais conteúdos matemáticos essas situações englobam e como estão sendo apresentadas nos livros didáticos. Ao longo do trabalho, justifica-se teoricamente o porquê de propor esta metodologia baseada na modelagem matemática para o ensino básico e sua importância na melhoria da qualidade desta modalidade de ensino.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem matemática no estudo das funções afim e quadrática.pdf23.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.