00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2444
Tipo: Dissertação
Título: Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico
Título(s) alternativo(s): Theory of numbers: an introduction motivation targeted to teachers of basic education
Autor(es): Faria, Alexandre Augusto Cavalcante de
Primeiro Orientador: Lima, José Carlos Almeida de
metadata.dc.contributor.referee1: Micena, Fernando Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa Neto, Vicente Francisco de
Resumo: Voltado ao professor de matemática do ensino básico, este trabalho apresenta extenso material motivador na área de Teoria dos Números, ramo da Matemática Pura que estuda os números inteiros, bem como uma larga classe de problemas que surge desse estudo. Os tópicos abordados são princípio da indução finita, divisibilidade, máximo divisor comum, números primos e congruência modular. A teoria é abordada de forma inteligível, equilibrada em seu formalismo, sempre precedida de exemplos motivadores e com uma quantidade razoável de exercícios resolvidos, dos clássicos até os níveis olímpicos. Notas históricas também são inseridas como elemento motivacional. Também são apresentadas sugestões de atividades que podem ser aplicadas ao discente. O que se espera, com tudo, é ajudar o professor no seu desempenho em sala de aula, através da compreensão dos tópicos básicos de Teoria dos Números; instigando-o a formar doravante grupos olímpicos de treinamento intensivo, além de sensibilizá-lo acerca da importância de sua formação continuada, encorajando, assim, sua inscrição em algum programa de mestrado.
Abstract: Facing the mathematics teacher of basic education, this paper presents extensive motivating material in Number Theory, area of Pure Mathematics branch that studies the integers as well as a widw class of problems arising from this study. Topics covered are finite principle of induction, divisibility, greatest common divisor, primes and modular congruence. The theory is discussed in an understandable, balanced in its formalism, always preceded by motivating examples and with a reasonable amount of exercise resolved, the classics to the Olympic level. Historical notes are also included as a motivational element. We also present suggestions for activities that can be applied to the student. What is expected, with everything, is to help the teacher in their performance in the classroom, by understanding the basic topics of number theory; urging him to now Olympic form groups of intensive training, and make them aware of the importance of their continuing education and thereby encourage, your enrollment in any master's program.
Palavras-chave: Matemática - Estudo ensino
Professores - Formação
Teoria dos números
Divisão
Congruência modular
Number Theory
Divisibility
Modular Congruence
Mathematics Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: FARIA, Alexandre Augusto Cavalcante de. Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2444
Data do documento: 16-out-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.