00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Alciônio Saldanha de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638905438692532pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.creatorBrito, Fernando Valério Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744081127449326pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-31T19:32:58Z-
dc.date.available2018-01-29-
dc.date.available2018-01-31T19:32:58Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.citationBRITO, Fernando Valério Ferreira de. Atividades matemáticas com o Google Earth. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2440-
dc.description.abstractTechnological advances have influenced the way of teaching and learning mathematics, requiring the teacher another posture to deal both with the new features available as with new generation of students. Seeking to meet this demand and to support the teaching, discusses this material on the use of Google Earth in the teaching-learning process, particularly in the construction of mathematical knowledge. Its main objective is to present mathematical activities for high school, produced in the dynamic environment of software that, combined with problem solving among other methodological tools, establishes connections between mathematics and different knowledge, allowing the student to learn and understand the world better. Therefore, anchored in literature and prior use of multimedia materials in the classroom, it is initially a discussion from theoretical reflections about the importance of using technology in mathematics classrooms. It is then present a set of different activities that can be used both by students and by teachers in class or at home room, providing opportunities for meaningful learning from images of the globe, as well as the various layers of information available on program. Thus, it is expected that teachers can use this material in class of Mathematics and the students feel motivated to solve the problems in the proposed activities. This work shows an alternative to enrich the mathematics teaching-learning process through the use of technological resources, promoting the development of skills and abilities necessary for their training to continue their studies, for work and for life in society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática – Atividades práticaspt_BR
dc.subjectGoogle Earth – Utilizaçãopt_BR
dc.subjectMathematical Activitiespt_BR
dc.subjectMathematics - Teaching and Learningpt_BR
dc.subjectGoogle Earthpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAtividades matemáticas com o Google Earthpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos têm influenciado o modo de ensinar e aprender Matemática, exigindo do professor outra postura para lidar tanto com os novos recursos disponíveis quanto com nova geração de alunos. Procurando atender essa demanda e subsidiar o trabalho docente, este material discorre sobre a utilização do programa Google Earth no processo ensino-aprendizagem, em particular na construção do conhecimento matemático. Tem como principal objetivo apresentar atividades matemáticas, para o ensino médio, produzidas no ambiente dinâmico desse software que, aliada a resolução de problemas dentre outros instrumentos metodológicos, estabelece conexões entre a Matemática e diferentes saberes, permitindo que o aluno aprenda e compreenda melhor o mundo. Para tanto, ancorado em pesquisa bibliográfica e na aplicação prévia de materiais multimídias na sala de aula, faz-se inicialmente uma discussão a partir de reflexões teóricas acerca da importância do uso das tecnologias nas aulas de Matemática. Em seguida, é apresento um conjunto de atividades diferenciadas que pode ser utilizado tanto por alunos quanto por professores, na sala de aula ou em casa, oportunizando uma aprendizagem significativa a partir de imagens do globo terrestre, bem como das diversas camadas de informações disponíveis no programa. Desse modo, espera-se que professores possam utilizar este material nas aulas de Matemática e os alunos sintam-se motivados a resolver os problemas propostos nas atividades. Assim, este trabalho mostra uma alternativa para enriquecer o processo ensino- aprendizagem de Matemática a partir do uso de recursos tecnológicos, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a sua formação para dar continuidade aos estudos, para o trabalho e a para vida em sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividades matemáticas com o Google Earth.pdf6.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.