Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2436
Tipo: | Dissertação |
Título: | Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics in a classroom: A proposal playful using the resolution of problems |
Autor(es): | Almeida, Vagner Lopes de |
Primeiro Orientador: | Santos, Viviane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva Neto, Gregório Manoel da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Márcio Silva |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo despertar o interesse pelo estudo da matemática e contribuir para melhoria da aprendizagem em matemática. Usamos as etapas da resolução de problemas de Polya e o lúdico como ferramenta para motivar o gosto pela matemática. Essas ferramentas podem melhorar a participação e aproveitamento dos alunos em sala de aula, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização, aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, onde detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada mágica, mostrando a matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, basicamente usamos apenas o conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificar cada truque. Ao revelar o segredo de cada mágica fica fácil perceber que podemos trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem. |
Abstract: | This work aims to awake interest in the study of mathematics and contribute to the improvement of learning in mathematics. We use the steps of problem solving of Polya and the ludic one as a tool to motivate the taste for mathematics. These tools can improve student participation and the students’ achievement in the classroom, stimulate mathematical reasoning, creativity, ability to solve problems, develop concentration and socialization, increasing the individual’s interactions with the other people. We select and describe a magic list, where we detail the contents and abilities predominant in each magic, showing the math behind each trick. In addition to logical reasoning, we basically use only the knowledge of basic algebra and arithmetic to justify every trick. By revealing the secret of each magic it is easy to see that we can work various mathematical contents that can aid learning. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Método de Polya Lúdico Mágica Mathematics – Teaching Polya of Method Magic Trick |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | ALMEIDA, Vagner Lopes de. Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas. 2017. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2436 |
Data do documento: | 25-nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matemágica em sala de aula - uma proposta lúdica usando a resolução de problemas.pdf | Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas | 2.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.