00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Flores, André Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee1Martinez Maza, Luis Guillermo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823139647303870pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.creatorSantos, Paulo Sergio de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9529652578231916pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-31T17:20:44Z-
dc.date.available2018-01-26-
dc.date.available2018-01-31T17:20:44Z-
dc.date.issued2013-04-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Paulo Sergio de Almeida. Congruência e equações diofantinas: uma proposta para o Ensino Básico. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2425-
dc.description.abstractThe principal objective of this work was the development of didactic sequences that could to help teacher and students in the teaching-learning process of concepts, some topics of Arithmetic in Basic Education. Will be see congruence modulo n and diophantine equations linear with two unknowns; also, to show the Euclidean division of a manner more mature, of equal manner to present the Euclidean algorithm to obtain the MDC of two integer numbers or natural numbers. So also make a short analysis is displayer how the division of natural numbers and obtaining MDC in textbooks. Throughout this work are exposed justification of why is being proposed the teaching of congruence modulo n and linear diophantine equations in Basic Education, observing oneside, the students of the ability to solve problems of cyclical character found in Math Olympics and otherwise, to make a natural transition between Arithmetic and Algebra. So, in the last chapters are presented didactic sequences, that representing the final product of this dissertation work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEquações diofantinaspt_BR
dc.subjectAlgoritmo de Euclidespt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.subjectCongruence modulo npt_BR
dc.subjectDiophantine linear equationspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEuclidian divisionpt_BR
dc.subjectEuclid algorithmpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleCongruência e equações Diofantinas: uma proposta para o ensino básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho foi o desenvolvimento de sequências didáticas que pudessem auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de alguns tópicos de Aritmética no Ensino Básico. Serão abordados a congruência módulo n e equações diofantinas lineares com duas incógnitas; também, apresentar a divisão euclidiana de uma forma mais amadurecida, deste mesmo modo também apresentar o algoritmo de Euclides para a obtenção do máximo divisor comum de dois números inteiros ou naturais. Assim também, fazer uma breve análise de como é mostrada a divisão dos naturais e a obtenção do máximo divisor comum nos livros didáticos. Ao longo do trabalho, são expostas as justificativas do porquê está sendo proposto o ensino de congruência módulo n e das equações diofantinas lineares no Ensino Básico,observando de um lado, o amadurecimento do conceito de divisão euclidiana dotar o estudante da capacidade de resolver problemas de caráter cíclicos encontrados em olimpíadas de matemática, e de outro lado, fazer uma natural transição entre a Aritmética e a Álgebra. Assim, nos últimos capítulos são apresentadas sequências didáticas, que representam o produto final deste trabalho dissertativo.pt_BR
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