00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2412
Tipo: Dissertação
Título: Aplicações da geometria fractal: uma proposta didática para o Ensino Médio
Autor(es): Mendonça, Fernando Antônio Cavalcante
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa Neto, Vicente Francisco de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral propor a aplicação de atividades envolvendo a Geometria fractal para estudantes do Ensino Médio. Ela consiste fundamentalmente de oficinas a serem realizadas a partir da divisão das turmas em grupos, de forma a dinamizar as atividades e estimular a criação coletiva. Após conceituar os fractais, apresentando a história deles e os exemplos clássicos e experimentais consagrados, foram elaboradas quatro oficinas, totalizando doze atividades, nas quais os alunos, divididos em grupos, poderão utilizar habilidades geométricas (principalmente), algébricas, aritméticas e trigonométricas, para compreensão das propriedades da geometria fractal. Propõe-se ao docente a introdução das ideias de limite e de recorrência, estreitamente ligadas aos fractais e que auxiliarão na resolução dos problemas. A escolha do tema parte da pretensão de dinamizar o ensino de matemática da educação básica, mostrando que essa disciplina está presente no cotidiano, na natureza, e, além disso, que o saber matemático não se trata de um saber finalizado ou acabado, mas sim com amplas subáreas em expansão e a expandir.
Abstract: The general objective of this dissertation is to propose the implementation of activities involving the fractal geometry for high school students. It mainly consists of workshops to be held from the division of classes into groups in order to streamline activities and stimulate collective creation. After conceptualizing fractals, presenting their history and the classics and experimental examples consecrated, were prepared four workshops totaling twelve activities in which the students, divided into groups may use geometric skills (mostly), algebraic, arithmetic and trigonometric for understanding of the properties of fractal geometry. It is proposed to teaching the introduction of the limit of ideas and recurrence, closely linked to fractals and assist in solving the problems. The choice of the theme of the intention to boost basic education mathematics teaching, showing that this discipline is present in everyday life, in nature, and, moreover, that the mathematical knowledge it is not a knowledge completed or finished, but with large subareas expanding and to expand.
Palavras-chave: Geometria – Estudo e ensino
Geometria fractal
Educação básica
Fractais na natureza
Fractal Geometry
Mathematics Teaching
Basic education
Fractals in nature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: MENDONÇA, Fernando Antônio Cavalcante. Aplicações da geometria fractal: uma proposta didática para o Ensino Médio. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2412
Data do documento: 6-jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicações da geometria fractal_ uma proposta didática para o ensino médio.pdfAplicações da geometria fractal: uma proposta didática para o Ensino Médio7.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.