00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, José Helder Pinheiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Gilda de Albuquerque Vilela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863203565650493pt_BR
dc.creatorMalta, Carla Carolina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7728611783048332pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-25T19:04:59Z-
dc.date.available2018-01-22-
dc.date.available2018-01-25T19:04:59Z-
dc.date.issued2013-06-17-
dc.identifier.citationMALTA, Carla Carolina da Silva. O gauchismo de Carlos Drummond de Andrade: uma perspectiva para a formação do leitor literário. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2392-
dc.description.abstractThis paper aims to reflect upon the relationship between literature and reader formation. The analysis corpus is comprised of the opus Alguma Poesia, the first book by Carlos Drummond de Andrade, as well as two literature didactic manuals. It is on the interest of this text to investigate how poetry from Drummond is portrayed in literature schoolbooks and how his gauche style, characterized by the constant misalignment between the poet's sense of reality and the world around him (SANT‟ANNA, 1992), may be a key feature for us to think about literature reader formation. From the discussion about the poet's critical fortune – Villaça (2006), Arrigucci Jr. (2002; 2010), Wisnik (2005), among others – it tries to understand the gauche perspective in Drummond's poetics within Alguma Poesia, as well as to glimpse traits from the Drummondian gauche-ism as elements that may contribute for thinking about the act of reading on literature reader formation, from the considerations of Pinheiro (2006; 2007), Rangel (2005; 2007), Frederico e Osakabe (2004), Leite (1983). Therefore, this paper tries to investigate in which way the misalignment of the gauche can strike a dialogue with a certain perspective about literature reading, especially with the musings of education philosopher Jorge Larrosa (2002; 2003; 2005; 2010), mainly the ones that address literature reading as an experience for subject formation and transformation.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarlos Drummond de Andrade - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da leiturapt_BR
dc.subjectCarlos Drummond de Andrade-Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectLiterary analysispt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectDevelopment of readingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO gauchismo de Carlos Drummond de Andrade: uma perspectiva para a formação do leitor literáriopt_BR
dc.title.alternativeThe gauchismo of Carlos Drummond de Andrade: a perspective for the formation of the literary readerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de refletir sobre a relação entre literatura e formação do leitor, tomando a obra Alguma Poesia, primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade, e dois manuais didáticos de literatura como corpus de análise. É interesse deste texto investigar de que modo a poesia de Drummond é enunciada nos livros didáticos de literatura e como seu aspecto gauche, caracterizado pelo contínuo desajustamento entre a realidade do poeta e o mundo (SANT‟ANNA, 1992), pode ser uma chave de leitura para se pensar a formação do leitor literário. A partir da discussão da fortuna crítica do poeta – Villaça (2006), ArrigucciJr.(2002; 2010), Wisnik (2005), entre outros – busca-se compreender a perspectiva gauche na poética de Drummond em Alguma Poesia, além de entrever traços do gauchismo drummondiano como elementos que podem colaborar para a reflexão sobre o ato de ler na formação do leitor literário, a partir das considerações de Pinheiro(2006; 2007), Rangel (2005; 2007), Frederico e Osakabe (2004), Leite (1983). Trata-se, portanto, de investigar de que forma o desajustamento do gauche pode dialogar com uma determinada perspectiva sobre a leitura, em especial com as reflexões do filósofo da educação espanhol Jorge Larrosa (2002; 2003; 2005; 2010), principalmente as que dizem respeito à leitura como experiência de formação e transformação do sujeito.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O gauchismo de Carlos Drummond de Andrade - uma perspectiva para a formação do leitor literário.pdfO gauchismo de Carlos Drummond de Andrade: uma perspectiva para a formação do leitor literário3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.