Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barros, Amauri da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2316330818429673 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva Neto, Gregório Manoel da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7055176526520557 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martinez Maza, Luis Guillermo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6823139647303870 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa Neto, Vicente Francisco de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6209992046951297 | pt_BR |
dc.creator | Rocha, Fabricia Omena | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0833181659203568 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-23T18:25:29Z | - |
dc.date.available | 2017-11-30 | - |
dc.date.available | 2018-01-23T18:25:29Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-15 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Fabricia Omena. Demonstrações geométricas no ensino fundamental: uma proposta didática para as séries finais. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2341 | - |
dc.description.abstract | This paper proposes a teaching sequence using the Mathematical Logic as a teaching method. The teaching of mathematics in primary education has, among other flaws, the lack of methodologies to establish links between the contents studied. Students are "trained" to mechanically answer questions using standard formulas. The study of mathematical logic for Elementary School emphasizes logical thinking of students as well as build this bond as required in the process of teaching and learning, and encourages the full development of mathematical skills and understanding of the world. The student has the opportunity to make connections between the concepts studied and justify the calculations made, strengthening learning and helping to memorize the concepts that context, the didactic proposal brings the logic associated with geometry concepts, the student becomes responsible for their learning. Retracing the steps of Euclid, Pythagoras and Thales, bringing the problems and rebuilding the statements made by them. The choice of geometric concepts was due to destruction often such content related to other issues. The teaching of geometry comes down to context of arithmetic or algebra activities. Rebuild concepts from its history or handling of objects stimulates thinking and promotes cognitive development, as desired by teachers of various forms of education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo ensino | pt_BR |
dc.subject | Lógica matemática – Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Demonstrações | pt_BR |
dc.subject | Mathematical activities | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Mathematical logic | pt_BR |
dc.subject | Statements | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Demonstrações geométricas no ensino fundamental: uma proposta didática para as séries finais | pt_BR |
dc.title.alternative | Geometric statements in basic education: a proposal for teaching series final | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho propõe uma sequência didática utilizando-se da Lógica Matemática como método de ensino. O ensino da matemática no Ensino Fundamental apresenta, dentre outras falhas, a ausência de metodologias que estabeleçam ligações entre os conteúdos estudados. Os alunos são “treinados” a responder mecanicamente as questões utilizando fórmulas prontas. O estudo da Lógica Matemática para o Ensino Fundamental privilegia o raciocínio lógico dos alunos, bem como constrói esse elo tão necessário no processo de ensino aprendizagem, além de favorece o pleno desenvolvimento das habilidades matemática e de compreensão de mundo. O aluno tem a oportunidade de estabelecer ligações entre os conceitos estudados e justificar os cálculos realizados, fortalecendo o aprendizado e auxiliando na memorização dos conceitos Nesse contexto, a proposta didática traz a lógica associada aos conceitos de geometria, o aluno torna-se responsável pelo seu aprendizado. Refazendo os passos de Euclides, Pitágoras e Tales, trazendo a problemática e reconstruindo as demonstrações realizadas por eles. A escolha dos conceitos geométricos se deu devido à inutilização, muitas vezes, desses conteúdos decorrente de outras problemáticas. O ensino da geometria se resume a contextualização de atividades de aritmética ou de álgebra. Reconstruir conceitos a partir de sua história ou na manipulação de objetos estimula o raciocínio e promove o desenvolvimento cognitivo, tão almejado por professores das diversas modalidades da educação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Demonstrações geométricas no ensino fundamental -uma proposta didática para as séries finais.pdf | Demonstrações geométricas no ensino fundamental: uma proposta didática para as séries finais | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.