00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2320
Tipo: Tese
Título: Uma tentativa de mudança da prática de ensino de professores de inglês da escola pública de Arapiraca
Título(s) alternativo(s): An attempt of changing the teaching practices of english language teachers from the public schools in Arapiraca
Autor(es): Lima, Rosangela Nunes de
Primeiro Orientador: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee2: Ifa, Sergio
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de
metadata.dc.contributor.referee4: Ferreira, Waléria de Melo
Resumo: Esta pesquisa de doutoramento em Letras/Linguística, linha de pesquisa: Linguística Aplicada, concentra seu foco no acompanhamento de três professoras de escolas públicas de Arapiraca, sendo duas da zona urbana e uma da zona rural da cidade. Essas professoras foram participantes de um curso de formação continuada (FC) que incentivava a adoção de sua cultura de análise das práticas que realizavam em suas salas, para que pudessem refletir e possivelmente transformar essas práticas. O objetivo principal desta pesquisa foi evidenciar, descrever e caracterizar suas práticas de ensino e seus discursos quando levam para suas práticas as discussões, leituras e teorias do curso de FC e de como refletem após o curso, para entender qual a contribuição desta prática reflexiva após o curso para a construção de discursos e práticas de ensino de inglês que melhor se adequem às necessidades das pessoas em suas salas de aula de LE. A investigação está fundamentada teoricamente como um estudo de caso qualitativo-interpretativista (ERICKSON, 1985; ANDRÉ, 2008), com enfoque sócio-histórico, a partir dos estudos de Vygotsky (1998); a prática reflexiva de professores, com a contribuição de (FREIRE, 2002; PERRENOUD, 2002; e ALARCÃO, 2011), e de estudiosos da área da Linguística e da Linguística Aplicada como (CAZDEN, 1988; CELANI, 2010; 2006; MOITA LOPES, 2006; 1996; BROWN, 2001; MONTE MÓR, 2010). Os dados que compõem o corpus da pesquisa foram coletados através de diferentes instrumentos os quais possibilitaram evidenciar as manifestações das professoras participantes sobre sua prática docente durante e após o curso de FC. Os resultados das análises permitiram caracterizar as práticas de ensino e aprendizagem de inglês das docentes participantes percebendo-se como se dá a teoria na prática. Foi possível evidenciar que a prática reflexiva não envolve apenas conhecimentos teóricos ou metodológicos, mas a compreensão e a análise individuais, o que se dá apenas com o desejo de transformação das professoras que estão envolvidas em um contexto educacional, sociocultural, próprio de desenvolvimento do professor.
Abstract: This doctoral research in Linguistics, within the research line of Applied Linguistics, concentrates its focus on the monitoring of three teachers from public schools in Arapiraca, two of them working in the urban area and the other one working in the rural area of the city. These teachers participated in a continuing education course which aimed to encourage the adoption of a culture of analysis of the practices performed in their classrooms, so they could reflect and possibly change these practices. The main objective of this research was to detect, describe and characterize their teaching practices, and their speeches when they take to their practices the discussions, readings and theories of the course, and how they reflect after the course, in order to understand the contribution of this reflective practice after the course for the construction of discourses and practices of teaching English that best fit the needs of people in their LE classrooms. The research is theoretically grounded as a qualitative-interpretative case study (ERICKSON, 1985; ANDRÉ, 2008), with a socio-historical approach, from studies of Vygotsky (1998); reflective practice of teachers, with the contribution of (FREIRE, 2002; PERRENOUD, 2002, and ALARCÃO, 2011), and scholars in the field of Linguistics and Applied Linguistics as (CAZDEN, 1988; CELANI, 2010, 2006; MOITA LOPES , 2006, 1996; BROWN, 2001; MONTE MÓR, 2010). The data that make up the corpus of the research were collected through different instruments which enabled to identify manifestations of the teachers on their teaching practice during and after the course. The results of the analysis were used to characterize the participating teachers‟s practices of teaching, as well as to observe theory in practice. The results showed that reflective practice involves not only theoretical or methodological knowledge, but also understanding and individual analysis, which takes place only with the desire for transformation of the teachers who are involved in a sociocultural, educational context, which is a particularity of the development of the teacher.
Resumen: Esa investigación de doctorado en Letras/Lingüística, línea de investigación: Lingüística Aplicada, concentra su foco en el acompañamiento de tres maestras de las escuelas públicas de Arapiraca, siendo dos de la zona urbana y una de la zona rural de la ciudad. Esas maestras estaban participando en un curso de formación continua que estimula la adopción de su cultura de análisis de las prácticas que han sido realizadas en sus clases, para que puedan reflexionar y posiblemente cambiar esas prácticas. El objetivo principal de esta investigación fue evidenciar, describir y caracterizar sus prácticas de enseñanza y sus discursos cuando llevan para sus prácticas a las discusiones, lecturas y teorías del curso de FC y de como reflejen después del curso, para comprender cual la contribución de esta práctica reflexiva después el curso para la construcción de los discursos y prácticas de la enseñanza de Inglés que mejor se adapten a las necesidades de las personas en sus aulas de LE. La investigación se basa teóricamente como un estudio de caso cualitativo-interpretativista (ERICKSON, 1985; ANDRÉ, 2008), con enfoque socio-histórico, a partir de los estudios de Vygotsky (1998); la práctica reflexiva de los docentes, con la contribución de (FREIRE, 2002; PERRENOUD, 2002 y ALARCÃO, 2011), y los estudiosos en el campo de la Lingüística e de la Linguística Aplicada como (CAZDEN, 1988; CELANI, 2010; 2006; MOITA LOPES, 2006; 1996; BROWN, 2001; MONTE MÓR, 2010). Los datos que componen el corpus de la investigación se recogieron a través de diferentes instrumentos los cuales permitieron evidenciar las manifestaciones de las maestras participantes sobre su práctica docente durante y después del curso de FC. Los resultados del análisis permitieron caracterizar las prácticas de enseñanza y aprendizaje de inglés de las docentes participantes dándose cuenta de cómo se da la teoría en la práctica. Los resultados mostraron que la práctica reflexiva no implica sólo en los conocimientos teóricos o metodológicos, sino la comprensión y el análisis individual, que se lleva a cabo sólo con el deseo de transformación de las maestras que están envueltas en un contexto educacional, sociocultural, propio de desarrollo docente.
Palavras-chave: Professores de inglês
Escolas públicas - Arapiraca
Ensino reflexivo
Língua inglesa - Estudo e ensino
English teachers
Public Schools - Arapiraca
Reflective Teaching
English language - Study and teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LIMA, Rosangela Nunes de. Uma tentativa de mudança da prática de ensino de professores de inglês da escola pública de Arapiraca. 2014. 153 f. Tese(Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2320
Data do documento: 31-out-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma tentativa de mudança da prática de ensino de professores de inglês da escola pública de Arapiraca.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.