00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2319
Tipo: Dissertação
Título: Ambiente de leitura, valores e atitudes como preditores de engajamento escolar e desempenho acadêmico
Título(s) alternativo(s): Reading environment, values and attitudes as predictors of school engajament and academic performance
Autor(es): Maia, Analinne
Primeiro Orientador: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Walberto Silva dos
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Henrique Jorge Simões
Resumo: Este estudo teve como objetivo explicar o engajamento escolar e o desempenho acadêmico por meio das variáveis antecedentes de ordem individual (valores e atitudes) e contextual (ambiente de leitura). Tratou-se de uma pesquisa de delineamento correlacional, em que foram consideradas medidas psicométricas de natureza ex post facto. Contou-se com a participação de 350 estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, sendo 48,9% do sexo masculino e 51,1% do sexo feminino, com idade variando de 9 à 13 anos (M = 11,13; DP = 0,70). A amostra se caracterizou como não probabilística, isto é, de conveniência. Os participantes responderam um Questionário Sócio-demográfico, verificando sexo, idade e o rendimento médio em matemática e português; a Escala de Avaliação do Ambiente de Leitura (EAAL); a Escala de Engajamento Escolar (EEE); a Escala de Atitudes Frente à Escola (EAE); e o Questionário dos Valores Básicos – infantil (QVB-I). A análise de dados foi realizada por meio do pacote estatístico DMSS 21. Para verificação da adequação do modelo, realizou-se uma path analysis (análise de caminhos) para testar a hipótese teórica aqui proposta, em que, considerou-se a matriz de covariâncias e adotou-se o método de estimação ADF (Asymptotically Distribution-Free). Os resultados demonstraram sua adequação segundos os indicadores de ajuste observados: χ²/gl = 3,18, GFI = 0,95, AGFI = 0,91, CFI = 0,94, RMR = 0,05 e RMSEA = 0,07 (IC90% = 0,06-0,09). Neste estudo, os que estariam aprovados (M = 4,61; DP = 0,97), apresentam maior escore no fator dedicação, um dos componentes do engajamento escolar, em comparação aos que não estariam aprovados (M = 4,35; DP = 1,25). De acordo com o resultado da pesquisa, o ambiente de leitura é a variável que melhor prediz o desempenho acadêmico, em relação às outras variáveis propostas como preditoras, comprovando a influência do comportamento dos pais como determinantes para o comportamento dos filhos enquanto fator ambiental.
Abstract: This study is aimed to explain the school engagement and academic performance through the antecedent variables of the individual order (values and attitudes) and contextual (reading environment). This was a correlational research design, in which psychometric measures were considered ex post facto in nature. Counted with the participation of 350 students from 6th and 7th grade level, with 48.9% male and 51.1% female, ranging in age from 9 to 13 years (M = 11.13; SD = 0.70). The sample was characterized as a nonprobabilistic, that is, convenience. The participants answered a questionnaire Sociodemographic, checking sex, age, and average performance in math and Portuguese, the Environment Rating Scale Reading (EAAL); School Engagement Scale (EES); Scale Attitudes Towards School ( EAE), and Basic Values Questionnaire - Child (QVB-I). Data analysis was performed by using the statistical package DMSS 21. To check the adequacy of the model, there was a path analysis (path analysis) to test the theoretical hypothesis proposed here, in which it was considered the covariance matrix and adopted the method of estimation (ADF Asymptotically Distribution-Free). The results demonstrated its suitability indicators the 2nd adjustment observed: χ ² / df = 3.18, GFI = 0.95, AGFI = 0.91, CFI = 0.94, RMR = 0.05 and RMSEA = 0.07 (90% CI = .06 to .09). In this study, it would be approved (M = 4.61, SD = 0.97), a higher score in factor dedication, a component of school engagement, compared to those who would not be approved (M = 4.35, SD = 1,25). According to the result of the research, reading environment is the variable that best predicts academic performance in relation to other variables as predictors proposals, demonstrating the influence of parental behavior as determinants for their children's behavior while environmental factor.
Palavras-chave: Psicologia educacional
Ensino fundamental
Desempenho escolar
Ambiente de leitura
Valores humanos
Alunos
Values
Attitudes
School Engagement
Environment Reading
Academic Performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: MAIA, Analinne. Ambiente de leitura, valores e atitudes como preditores de engajamento escolar e desempenho acadêmico. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2319
Data do documento: 16-abr-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ambiente de leitura, valores e atitudes como preditores de engajamento escolar e desempenho acadêmico.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.