00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2314
Tipo: Dissertação
Título: Discurso oficial e o processo de subjetivação na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Dirección oficial y proceso de subjetividad en la educación de jovenes y adultos
Autor(es): Vieira, Marília Rocha
Primeiro Orientador: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
metadata.dc.contributor.referee1: Ramires, Lidia Maria Marinho da Pureza
metadata.dc.contributor.referee2: Lameiras, Maria Stela Torres Barros
Resumo: Esta pesquisa analisa o Discurso Oficial e o processo de subjetivação dos alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O principal objetivo foi compreender como os mecanismos ideológicos funcionam, através das relações sociais, na constituição subjetiva dos alunos em seus processos de identificação, desidentificação e contra identificação com a prática escolar dominante. O corpus é constituído por sequências discursivas extraídas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96; de um questionário e de uma entrevista semi-estruturada realizada com alunos da EJA. O estudo está embasado no referencial teórico e metodológico da Análise do Discurso pecheutiana. Na Análise do Discurso, os sentidos e os sujeitos se constituem ao mesmo tempo em um processo que acontece na e pela linguagem, pois o discurso é práxis social. Desse modo, podemos compreender, por meio da análise do funcionamento discursivo, os mecanismos das determinações sociais nos processos de significação e as formações discursivas e ideológicas que sustentam os dizeres. Nas análises, identificamos, na LDB, um discurso de inclusão que silencia as contradições inerentes a uma sociedade de classes. Nos dizeres dos alunos, foi possível encontrar uma posição sujeito que dialoga com os sentidos produzidos nas práticas sociais dominantes, pois considera a educação como uma “nova” “oportunidade” de “continuidade” dos estudos. No entanto, encontramos também uma posição sujeito que questiona esse efeito de “verdade” e outra que ironiza o ensino, mostrando que os mecanismos ideológicos dominantes são possíveis de falhas. Verificamos, por fim, que a EJA é uma modalidade de ensino caracterizada, em seus mecanismos discursivos, por políticas públicas de (des) valorização e, na atualidade, possui como principal objetivo instrumentalizar os alunos para o exercício das atividades demandadas pelo modo de produção capitalista.
Abstract: Esta pesquisa analiza el Discurso Oficial y el proceso de subjetivación de los alumnos en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). El principal objetivo fue comprender como los mecanismos ideológicos funcionan, a través de las relaciones sociales, en la constitución subjetiva de los alumnos en sus procesos de identificación, desidentificación y contra identificación con la práctica escolar dominante. El corpus es constituido por secuencias discursivas de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB), Ley nº 9.394/96; de un cuestionario y de una entrevista semi estructurada realizada con alumnos de EJA. El estudio está basado en el referencial teórico y metodológico del Análisis del Discurso pecheutiana. En el Análisis del Discurso, los sentidos y los sujetos se constituyen al mismo tiempo en un proceso que ocurre en el y por el lenguaje, pues el discurso es praxis social. De ese modo, podemos comprender, por medio del análisis del funcionamiento discursivo, los mecanismos de las determinaciones sociales en los procesos de significación y las formaciones discursivas e ideológicas que sostienen los discursos. En los análisis, identificamos, en la LDB, un discurso de inclusión que silencia las contradicciones inherentes a una sociedad de clases. En los discursos de los alumnos fue posible encontrar una posición sujeto que dialoga con los sentidos producidos en las prácticas sociales dominantes, pues considera la educación como una “nueva” “oportunidad” de “continuidad” de los estudios. Por lo tanto, encontramos también, una posición sujeto que cuestiona ese efecto de “verdad” y otra que ironiza la enseñanza, mostrando que los mecanismos ideológicos dominantes son posibles de fallas. Verificamos, por fin, que la EJA es una modalidad de enseñanza caracterizada, en sus mecanismos discursivos, por políticas públicas de (des) valoración, en la actualidad, posee como principal objetivo instrumentalizar a los alumnos para el ejercicio de las actividades demandadas por el modo de producción capitalista.
Palavras-chave: Analise do discurso
Educação de jovens e adultos
Subjetividade
Speech analysis
Adult and youth education
Subjectivity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: VIEIRA, Marília Rocha. Discurso oficial e o processo de subjetivação na educação de jovens e adultos. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2314
Data do documento: 9-dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Discurso oficial e o processo de subjetivação na educação de jovens e adultos.pdf932.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.