00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2250
Tipo: Dissertação
Título: O uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na Faculdade de Medicina da Universidade Federal De Alagoas
Título(s) alternativo(s): The use of information and commiunication technologies in the teaching and learning process at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas
Autor(es): Gomes , Weidila Siqueira de Miranda
Primeiro Orientador: Ferreira , Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Suruagy , Divanise
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Resumo: Este trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso – TACC, composto por um artigo científico e um produto de intervenção discute como os docentes do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas utilizam as tecnologias da informação e comunicação no processo ensino aprendizagem. O método utilizado foi um estudo de caso, exploratório, descritivo e qualitativo, com a participação de 22 docentes, utilizando um questionário eletrônico semiestruturado contendo 17 perguntas, sendo cinco fechadas para a caracterização dos docentes e 11 abertas sobre as TIC no processo ensino aprendizagem em sua prática docente. A maior parte dos docentes entrevistados possuía formação para utilizar as TIC e as mais usadas foram: blog, chat, e-mail, Skype, portfólio, Word e PowerPoint. Para esses docentes, as TIC foram de extrema importância para as práticas pedagógicas e fazem parte do cotidiano, ajudando e contribuindo para o processo ensino aprendizagem na prática-docente. Concluiu-se que as tecnologias estão inseridas na prática diária dos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas e são compreendidas como ferramentas pedagógicas de grande importância para o processo ensino aprendizagem, sendo necessárias políticas de educação continuada de atualização e capacitação de tecnologias ainda não utilizadas por esse grupo acadêmico, mas que são eficientes na construção do conhecimento científico. Através dos resultados obtidos criou-se um blog educacional (http://tecnologiasdigitaisnaeducacaoemsaude.blogspot.com.br/), como produto de intervenção, para divulgar ferramentas tecnológicas envolvidas no processo de ensino aprendizagem, com a finalidade de direcionar docentes, discentes, gestores educacionais, pedagogos, profissionais de qualquer área a adotarem as tecnologias digitais em suas práticas diárias.
Abstract: This scholarly work of completion-TACC, consisting of a scientific paper and a product of intervention discusses how teachers of medical school of the Federal University of Alagoas using information and communication technologies in the teaching learning process. The method used was a case study, exploratory, descriptive and qualitative, with the participation of 22 teachers, using an electronic questionnaire containing semi-structured questions 17, five being closed for the characterization of teachers and 11 open on ICT in the teaching-learning process in your teaching practice. Most of the teachers interviewed had trained to use ICT and the most used are: blog, chat, e-mail, Skype, portfolio, Word and PowerPoint. For these teachers, ICT were of extreme importance to pedagogical practices and are part of everyday life, helping and contributing to the teaching process learning in teaching practice. It was concluded that the technologies are included in the daily practice of the professors of the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas and are understood as pedagogical tools of great importance to the teaching learning process, being necessary continuing education policies and update training of technologies not yet used by this academic group, but which are efficient in the construction of scientific knowledge. Through the results obtained has created an educational blog (http://tecnologiasdigitaisnaeducacaoemsaude.blogspot.com.br/), as a product of intervention, to publicize technological tools involved in the teaching learning process, with the purpose of targeting teachers, students, educational managers, educators, professionals of any field to adopt digital technologies in their daily practices.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e comunicação
Blogs
Docência
Ensino e aprendizagem
Saúde
Projects of information and communication technologies
Teaching
Learning
Blog
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: GOMES, Weidila Siqueira de Miranda. O uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2016. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2250
Data do documento: 1-dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.