00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: O ensino da produção escrita para alunos iniciantes no aprendizado de língua espanhola: uma pesquisa-ação no curso de Letras
Título(s) alternativo(s): La enseñanza de la producción escrita para alumnos iniciantes en el aprendizaje de la lengua española: una investigación-acción en el curso de letras
Autor(es): Meniconi, Flávia Colen
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Kuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Elzimar Goettenauer de Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee4: Ifa, Sergio
Resumo: Esta tese apresenta o relato e os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida a partir de uma sequência didática de ensino-aprendizagem da escrita argumentativa em Língua Espanhola, nas fases iniciais da aprendizagem desse idioma, no curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, Campus-Maceió. A metodologia é de base qualitativa e o trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação, de caráter interventivo. Quanto aos instrumentos de pesquisa, foram utilizados questionários, discussões com o grupo focal (filmadas e gravadas) e diários de campo elaborados durante a sequência didática. As produções escritas realizadas pelos alunos, assim como suas opiniões acerca das aulas/oficinas serviram de base para a análise do processo da escrita e da percepção do aluno acerca deste processo. Os relatos registrados nos diários de campo e as atividades de correção e refacção das produções escritas também se constituíram como importantes elementos de análise. O aporte teórico que sustenta o trabalho teve como referência os estudos sobre a escrita como processo (BOOKES; GRUNDY, 1988; MADRIGAL ABARCA, 2008; FLOWER; HAYES, 1981; FAYOL, 1991), as teorias argumentativas de cunho retórico (PERELMAN; OlBRECHTS-TYTECA, 2005; PLANTIN, 2008; REBOUL, 1998; MEYER, 2007), as teorias sobre gêneros textuais nas concepções sociointeracional (MARCUSCHI, 2008) e sociorretórica (BITZER, 1968; BAZERMAN, 2007). Os resultados parciais revelaram que os alunos são capazes de produzir textos argumentativos em Língua Espanhola ainda nas fases iniciais de sua aprendizagem. Deslizes relacionados à progressão de ideias, ao uso de conectores e marcadores linguístico-textuais e às estratégias argumentativas foram minimizados ao longo da sequência didática desenvolvida, principalmente na fase do ensino explícito. Tal fator evidencia a importância da sistematização do ensino da escrita como processo, a partir de sequências didáticas voltadas para o trabalho com gêneros textuais, desde o início da aprendizagem do idioma. A análise das coletas de opiniões dos alunos colaboradores evidenciou que a visão presa aos aspectos linguísticos e lexicais do idioma embora seja importante, é insuficiente para a percepção relacionada à sequenciação das ideias no texto. Ao passo que, a consciência sobre a importância da organização das ideias no texto e do planejamento prévio dos argumentos influencia na escrita coesa e coerente.
Abstract: This thesis presents the report, results and findings of an action-research carried out by means of a didactic sequence for the teaching and learning process of argumentative writing in the Spanish language. It took place in the beginner levels of the teaching of this language, in a Language Undergraduate Course at the Language College of the Federal University of Alagoas, in the campus of Maceió. The methodology is qualitative and the study is characterized as action-research, with interventions by the researcher. The author used questionnaires, collection of opinions (filmed and recorded) and field diaries elaborated during the didactic sequence. The written productions of the students, as well as their opinions about the classes/workshops, were the bases for the analysis of the writing process and of the perception of students on such process. The reports in the field diaries and the activities of corrections and rewritings were also important elements of analysis. The author used, as theoretical support, studies on writing as process (BOOKES; GRUNDY, 1988; MADRIGAL ABARCA, 2008; FLOWER; HAYES, 1981; FAYOL, 1991), argumentative theories of rhetorical nature (PERELMAN; OlBRECHTS-TYTECA, 2005; PLANTIN, 2008; REBOUL, 1999; MEYER, 2007), theories on textual genres according to the socio-interactional perspective (MARCUSCHI, 2008) and social-rhetoric studies (BITZER, 1968; BAZERMAN, 2007). The partial findings revealed that the students were capable of producing argumentative texts in the Spanish language, still in the early phases of learning the language. Mistakes related to the progression of ideas, to the use of connectors and linguistic-textual markers, and to the argumentative strategies, were minimized throughout the didactic sequence developed, especially in the phase of explicit teaching. Such factor shows the importance of systematizing the teaching of writing as a process, with didactic sequences directed to textual genres, starting in the very beginning levels of learning the language. The analyses of the collections of the participants’ opinions showed that a vision which is limited to linguistic and lexical aspects of the language, however important, is not enough for the perception related to the sequencing of ideas in the text. Meanwhile, awareness of the importance of organizing ideas in the text, and of the previous planning of arguments, influences the cohesive and coherent writing.
Resumen: Esta tesis presenta el relato y los resultados de una secuencia didáctica de enseñanza-aprendizaje de la escritura argumentativa en Lengua Española, en las asignaturas introductorias del Curso de Licenciatura en Letras, con habilitación en español, de la Universidad Federal de Alagoas (Maceió). La metodología es cualitativa y el trabajo se caracteriza como una investigación-acción, de carácter interventivo. Con relación a los instrumentos de investigación, fueron utilizados cuestionarios, recolección de opiniones (filmadas y grabadas) y diarios de registros elaborados durante la secuencia didáctica. Las producciones escritas realizadas por los alumnos, así como sus opiniones sobre las tutorías sirvieron de bases para el análisis del proceso de la escritura y de la percepción del alumno con respecto a este proceso. Los relatos registrados durante las tutorías y las actividades de corrección y reescritura de las producciones textuales también se constituyeron como importantes elementos del análisis. El aporte teórico se sostiene en los estudios sobre la escritura como proceso (BOOKES; GRUNDY, 1988; MADRIGAL ABARCA, 2008; FLOWER; HAYES, 1981; FAYOL, 1991), las teorías argumentativas de bases retórica (PERELMAN; OlBRECHTS-TYTECA, 2005; PLANTIN, 2008; REBOUL, 1998; MEYER, 2007), las teorías sobre géneros textuales en las concepciones sociointeraccionales (MARCUSCHI, 2008) y sociorretóricas (BITZER, 1968; BAZERMAN, 2007). Los resultados parciales revelaron que los alumnos son capaces de producir textos argumentativos en Lengua Española aún en las fases iniciales de su aprendizaje. Inadecuaciones relacionadas con la progresión de las ideas, con el uso de conectores y marcadores lingüístico-textuales y las estrategias argumentativas fueron minimizadas a lo largo de la secuencia didáctica desarrollada, principalmente en la fase de la enseñanza explícita. Tal hecho evidencia la importancia de la sistematización de la enseñanza de la escritura como proceso, a partir de secuencias didácticas de trabajo con géneros textuales, desde el inicio del aprendizaje del idioma. El análisis de las opiniones de los alumnos evidenció que la visión basada en los aspectos lingüísticos y léxicos del idioma puede, de alguna manera, contribuir para los fallos observados en relación a la secuenciación de las ideas. Al paso que la conciencia sobre la importancia de la organización de las ideas en el texto y el planificación previa de los argumentos influye en la escritura cohesionada y coherente.
Palavras-chave: Língua Espanhola - Ensino e aprndizagem
Escrita
Produção de textos
Lengua Española - Enseñanza y aprendizaje
Escritura
Producción de textos
Spanish Language - Teaching and learning
Writing
Production of texts
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MENICONI, Flávia Colen. O ensino da produção escrita para alunos iniciantes no aprendizado de língua espanhola: uma pesquisa-ação no curso de Letras. 2015. 261 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2245
Data do documento: 6-mar-2015
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