00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2236
Tipo: Dissertação
Título: Formação para o SUS: a vivência dos estudantes do pet-saúde/vigilância em saúde da UFPB
Título(s) alternativo(s): Training for the SUS: the experience of the pet-health / health surveillance students of the UFPB
Autor(es): Assis, Julyana Silva de
Primeiro Orientador: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sampaio, Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Luciano Bezerra
Resumo: Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso objetiva apresentar a pesquisa realizada no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS), da Universidade Federal da Paraíba, no período 2014-2015, bem como o produto desenvolvido a partir desta pesquisa, como pré-requisitos para conclusão do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. A motivação para realizar este trabalho surgiu ainda na minha graduação em Nutrição - quando tive uma aproximação com a Saúde Coletiva e o Sistema Único de Saúde, a partir de vivências em projetos de extensão popular e no movimento estudantil - continuando presente até os dias atuais, quando me percebo imersa no campo do Ensino na Saúde. A pesquisa tem por objetivo problematizar a formação, a partir das falas dos estudantes que integraram o PET-Saúde/VS. Esta pesquisa se caracteriza por apresentar uma abordagem qualitativa, tendo a análise das práticas discursivas e da produção de sentidos como referencial teórico-metodológico. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os 8 estudantes do referido PET, a partir das quais foram identificados núcleos de sentidos organizados, mediante a proposta do quadrilátero da formação para a área de saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Os resultados possibilitam argumentar que o PET-Saúde proporcionou vivências e aprendizados nos campos da gestão em saúde, entretanto, apontam para a pouca aproximação com o tema nos cursos de graduação. Permite ainda inferir que o PET-Saúde proporcionou vivências no âmbito da atenção à saúde, com ênfase no cuidado prestado aos usuários pautado no princípio da integralidade. Os dados apontam ainda para a importância da integração ensino-serviço e para a potência das atividades envolvendo diversas profissões e o aprendizado no serviço, bem como os desafios e a necessidade de ampliação da integração ensino-serviço. Em relação ao controle social, identifica-se pouca referência dos estudantes relativa a vivências e aprendizados nesse âmbito. Por fim, apresenta-se o produto a partir do qual se objetivou contribuir para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina - o qual se encontra em fase de reformulação curricular - propiciando análises e reflexões sobre os avanços obtidos na formação, assim como auxiliando na identificação dos limites e desafios que ainda se apresentam para a implantação das novas diretrizes curriculares.
Abstract: This Academic Work of Course Completion aims at presenting the research of the UFPB Health/Surveillance Program of in-service Education (PET-SAÚDE/VS), during the period 2014-2015, as well as the product developed from this research, as prerequisites for the conclusion of the Program of Master's Degree in Health Teaching. The motivation to carry out this work dates to my graduation in Nutrition - when I had contact with Collective Health and the Unified Health System. It reflects past experiences in extension projects, popular and within students’ movement up to the present day, when I find myself immersed in Health Teaching. This research aims at discussing professional training in health by analysing the discourses of students participating in the PET-SAÚDE/VS. The theoretical and methodological reference of this research follows a qualitative approach, with the analysis of the discursive practices and the meaning-making process. Semi-structured interviews were conducted with eight students participating in the program and the carried-out analysis identified the following meaning nucleus: management, attention, education and social control – thus grounded in the proposal of the quadrilateral for health training. The results made it possible to contend that the PET-Saúde provided experiences and learning in the fields of health management. However, it points to the short approach to the subject in undergraduate courses. It also allows us to infer that PET-Saúde provided experiences in the field of healthcare, with emphasis on the care provided to users based on the principle of integrity. The data also highlight the importance of teaching-service integration and the potential of activities involving multiple professions and in-service learning, as well as the challenges and the need to expand teaching-service integration. In relation to social control, there is little reference from the students regarding experiences and learning in this context. Finally, we present the product intended to contribute to the implementation of the National Curriculum Guidelines of the Medicine course - which is in the process of curriculum reformulation - providing analyses and reflections on the progress made during professional training, as well as helping to identify the limits and challenges that still exist for the implementation of the new curricular guidelines.
Palavras-chave: Formação de recursos humanos
Ensino superior
Políticas públicas de saúde
Sistema Único de Saúde
Human resources training
Higher education
Public health policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: ASSIS, Julyana Silva de. Formação para o SUS: a vivência dos estudantes do PET-Saúde: vigilância em saúde da UFPB. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2236
Data do documento: 23-set-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação para o SUS - a vivência dos estudantes do pet-saúde-vigilância em saúde da UFPB.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.