00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2231
Tipo: Dissertação
Título: Aquisição do onset complexo no desenvolvimento fonológico típico em crianças entre 2;6 e 5;11 de idade, estudantes de uma creche-escola municipal pública de Maceió-AL
Título(s) alternativo(s): Acquisition of complex onset in the typical phonological development in children aged from 5;0 to 5;11, students of a public primary school in Maceió-AL
Autor(es): Castro, Maraísa Espíndola de
Primeiro Orientador: Oliveira Jr, Miguel
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Payão, Luzia Miscow da Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Januacele Francisca da
metadata.dc.contributor.referee2: Sóstenes, Gabriela Silveira
Resumo: Este estudo tem como objetivo a descrição e análise da aquisição do onset complexo por crianças com desenvolvimento fonológico típico entre 2;6 e 5;11 de idade, estudantes de uma creche-escola municipal pública de Maceió-AL. Denomina-se como onset complexo ou ramificado o constituinte silábico que apresenta dois elementos na posição de onset – uma obstruinte na primeira consoante, seguida de consoante líquida. A análise dos dados foi embasada na teoria da Geometria de Traços de Clements e Hume (1995), em Clements (2005) e na Teoria da Sílaba (SELKIRK, 1984). Foram incluídas 40 crianças matriculadas nos anos letivos de 2013 e 2014. Os dados foram coletados por meio da avaliação com o Teste de Linguagem Infantil – ABFW (WERTZNER, 2004) e fala espontânea. Em seguida, foi realizada análise estatística inferencial dos dados, sendo analisada a influência dos ambientes fonológicos na produção do onset complexo e os processos fonológicos. Constatou-se aquisição tardia do onset complexo, na faixa etária de 5;0-5;11, tanto para sílabas compostas de obstruinte + /l/ como de obstruinte + //. Quanto às variáveis influenciadoras na produção da sílaba CCV, foi constatada significância apenas na relação entre tonicidade e a produção-alvo do onset complexo com a líquida não-lateral. Em relação à prevalência dos processos fonológicos, constatou-se uma maior ocorrência do processo fonológico de simplificação para C1V. Na comparação entre as faixas etárias, observou-se uma gradual diminuição da ocorrência de processos fonológicos, até a estabilização do sistema fonológico das crianças na faixa etária de 5;0-5;11. As análises dos processos fonológicos e ambientes favoráveis realizadas fornecem informações importantes sobre a aquisição do onset complexo, auxiliando na seleção do léxico para avaliação e tratamento em casos de desenvolvimento atípico, contribuindo para elaboração e implementação de uma terapia mais efetiva.
Abstract: This study aims at describing and analyzing the phonological acquisition of complex onset in children with typical phonological development with age ranges from 2;6 (2 years 6 months) to 5;11 (5 years 11 months), who are students of a public primary school in Maceió, Alagoas. The complex onset or branching onset is the syllabic constituent which has two elements in the onset position – an obstruent in the first consonant followed by a liquid consonant. The data analysis was based on the Feature Geometry Theory of Clements & Hume (1995), in Clements (2005) and on the Syllable Theory (SELKIRK, 1984). A total of 40 children, enrolled in the 2013 and 2014 academic years, participated in this research. The data were collected through an assessment with the Child Language Test – ABFW (WERTZNER, 2004) and spontaneous speech. Then, a statistical analysis of the data was conducted by analyzing the influence of phonological environments in complex onset production and the phonological processes. It was observed a late acquisition of complex onset, with children aged from 5;0 to 5;11, in both syllable with obstruent + /l/ and obstruent with //. With respect to influencing variables in the production of CCV syllable, significance was noticed only in the relation between tonicity and the target production of complex onset with non-lateral liquid. In relation to the phonological processes prevalence, it was observed that the most frequent phonological process was the simplification for C1V. Comparing the age groups, there was a gradual decrease in the occurrence of phonological processes, until stabilization of the phonological system of children aged from 5;0 to 5; 11. The analyses of phonological processes and favorable environments conducted provide important information about the acquisition of complex onset, helping in lexicon selection to evaluation and treatment in cases of atypical development, and to development and implementation of a more effective therapy.
Palavras-chave: Fonologia
Língua portuguesa - Ortografia e soletração
Phonology
Portuguese language - Spelling and spelling
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: CASTRO, Maraísa Espíndola de. Aquisição do onset complexo no desenvolvimento fonológico típico em crianças entre 2;6 e 5;11 de idade, estudantes de uma creche-escola municipal pública de Maceió-AL. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2231
Data do documento: 13-mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.