00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Análise do ensino sobre saúde do idoso em um curso de medicina
Título(s) alternativo(s): Analysis of geriatric health education in a medical school
Autor(es): Buarque, David Costa
Primeiro Orientador: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Lacet, Celina Maria Costa
Resumo: expectativa de vida mundial vem aumentando e, no Brasil, atingiu os 75,7 anos em 2016. Em 2010 nossa população incluía 19,6 milhões de idosos, número que será de 41,5 milhões em 2030, consumindo parcela significativa de recursos em saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina de 2014 incluemo ensino de conteúdos sobre o envelhecimento humano, porém menos da metade das escolas médicas brasileiras os incorporam. Com o objetivo de identificar conteúdos mínimos em geriatria e gerontologia na matriz curricular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL), definidos pelas diretrizes da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) de 2014, realizou-se análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e planos de aula. Para tanto, foram desenvolvidos instrumentos para análise do PPC acerca de conteúdos de interesse, produtos deste trabalho e que, quando aplicados, demonstraram abordagem apenas parcial dos conteúdos mínimos em envelhecimento humano (18% do proposto pelas diretrizes da SBGG). Com o mapeamento resultante, elaborou-se plano executivo para adequação de conteúdos previstos e inclusão dos não previstos pelo PPC e planos de aula, também produto da pesquisa realizada que será apresentado ao Núcleo Docente Estruturante da FAMED/UFAL com o propósito de qualificar o egresso para o atendimento ao idoso e suas peculiaridades. Os instrumentos elaborados já estão sendo utilizados em outras pesquisas de mestrado sobre o tema de competências para a graduação médica.
Abstract: World life expectancy has been increasing and in Brazil reached 75.7 years in 2016. In 2010, our population included 19.6 million elderly people, a figure that will be 41.5 million in 2030, consuming a significant portion of resources in Health Care. The 2014 National Curriculum Guidelines for Medical Course include the teaching of contents about human aging, but less than half of Brazilian medical schools incorporate them. With the objective of identifying minimum contents in geriatrics and gerontology in the curricular matrix of the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas (FAMED / UFAL), defined by the guidelines of the Brazilian Society of Geriatrics and Gerontology (SBGG) of 2014, documentary analysis of Pedagogical Project of the Course (PPC) and lesson plans has been made. To that end, tools were developed to analyze the PPC about contents of interest, products of this work and that, when applied, demonstrated only a partial approach of the minimum contents in human aging (18% of the proposed by the guidelines of the SBGG). With the resulting mapping, an executive plan was prepared for the adequacy of predicted contents and inclusion of those not foreseen by the PPC and lesson plans, also product of the research that will be presented to the Teaching Structuring Nucleus of FAMED / UFAL with the purpose of qualifying the egress to care for the elderly and their peculiarities. The elaborate instruments are already being used in new master´s degree research about competencies in medical graduation.
Palavras-chave: Educação médica – Orientação profissional
Gerontologia
Saúde – Idoso
Medical education
Geriatrics
Gerontology
Elderlyhealth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: BUARQUE, David Costa. Análise do ensino sobre saúde do idoso em um curso de medicina. 2017. 91 f. (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2229
Data do documento: 8-mai-2017
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