00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2212
Tipo: Tese
Título: O (Des) concerto da ironia: a máscara da democratização brasileira, o poder e o espetáculo político nos artigos opinativos de Roberto Pompeu de Toledo
Título(s) alternativo(s): The (Dis) concert of irony: the mask of the Brazilian democratization, the power and the political spectacle in the opinative articles of Roberto Pompeu de Toledo
Autor(es): Milito, Ana Lúcia Guerra
Primeiro Orientador: Silva Sobrinho, Helson da
metadata.dc.contributor.referee1: Lameiras, Maria Stela Torres Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Ramires, Lídia Maria Marinho da Pureza
metadata.dc.contributor.referee3: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Stella, Paulo Rogério
Resumo: O objetivo desta tese é analisar a presença da ironia e seus efeitos de sentido na constituição e no funcionamento da produção social de sentidos revelados no gênero discursivo artigo opinativo, da esfera jornalística, à luz da Análise de Discurso. Como o jornalismo é considerado um lugar de circulação e de construção do sentido, este trabalho também propõe uma reflexão sobre a Análise de Discurso como um ancoradouro basilar para revelar as vozes presentes em textos jornalísticos, tendo como enfoque a presença do fenômeno linguístico discursivo da ironia, do humor e da ambiguidade usados pelo jornalista em seus ensaios. Nesse sentido, o trabalho propõe-se a analisar os artigos de opinião do jornalista Roberto Pompeu de Toledo em sua crítica social, ao abordar o emaranhado da política nacional, destacando fatos da língua como o equívoco, as rupturas e os deslizamentos de sentidos, ocorridos no espaço lúdico de significação instaurado pela ironia. O corpus se compõe de oito artigos opinativos escritos por Toledo, publicados na revista Veja durante o período de 10 de janeiro de 2007 a 26 de outubro de 2016. Esses artigos abordam acontecimentos políticos que vêm ocorrendo no Brasil, em nossa sociedade contemporânea, ressaltando a íntima relação entre discurso e poder, bem como a ambiguidade da articulação irônica usada pelo jornalista em sua crítica social dos acontecimentos. O trabalho também considera que mesmo o discurso do jornalista, aparentemente guiado pela objetividade, está sujeito ao subjetivismo do autor – e, consequentemente, ao do leitor –, quando o jornalista ressalta o poder político, o abuso de poder, bem como problemas morais e sociais. As condições históricas e socioculturais podem ser observadas na crítica reflexiva de Toledo através da manifestação da ironia, articulada como um efeito do sarcasmo engendrado a um sentido de crítica derrisória.
Abstract: The purpose of this doctoral thesis is to analyze the presence of irony in the constitution and functioning of the social production of senses revealed in the discursive genre article of the journalistic sphere in the light of the Discourse Analysis. Since journalism is regarded as a place of circulation and construction of meaning, this work also proposes a reflection on the Discourse Analysis as a starting point for mapping out the voices present in journalistic texts, focusing on the presence of the discursive linguistic phenomenon of irony as well as humor and ambiguity used by the journalist in his professional performance. From this perspective, the thesis aims at analyzing the opinative articles of the journalist Roberto Pompeu de Toledo in his social critique, highlighting facts of language such as misunderstanding, ruptures and slips of meaning, which can be revealed in the ludic space of meaning established by irony. The corpus is composed of eight opinative articles written by Toledo, published in Veja magazine from January 10th, 2007 until October 26th, 2016. The selected essays deal with the analysis of the political events which haven take place in Brazil, in our contemporary society, highlighting the intimate relation between discourse and power as well as the ambiguity of the ironic articulation used by this journalist in his social critique to current social events. The work also claims that even the journalist discourse, apparently guided by objectivity, is subjected to the author’s subjectivism – and also to the reader’s –, as the author points out the political power, the abuse of power, as well as moral and social problems. The socio-cultural and historical conditions can be observed in Toledo’s analysis of press articles, through the manifestation of irony being understood as an effect of sarcasm intermingled with a critical and derisory sense.
Palavras-chave: Toledo, Roberto Pompeu, 1944- - Artigos opinativos
Análise do discurso
Ironia
Jornalismo
Ambiguidade
Sentido derrisório
Discourse analysis
Journalism
Media
Irony
Ambiguity
Derisory sense
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MILITO, Ana Lúcia Guerra. O (Des) concerto da ironia : a máscara da democratização brasileira, o poder e o espetáculo político nos artigos opinativos de Roberto Pompeu de Toledo. 2017. 159 f. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2212
Data do documento: 21-ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.