00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Concepções de gestão em saúde na formação em psicologia
Título(s) alternativo(s): Health management concepts in training in psychology
Autor(es): Silva, Luciano Bairros da
Primeiro Orientador: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Dimenstein, Magda Diniz Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira
Resumo: A efetiva mobilização e participação dos movimentos sociais na Reforma Sanitária foi o grande alicerce para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) universal, equânime, integral e socialmente controlado. Apesar disso, atualmente vivenciamos a prevalência de dois modelos de gestão no SUS. O primeiro prima por manter o máximo controle sobre a capacidade produtiva e inventiva dos trabalhadores, a partir de política de administração da dispersão e dos riscos. O segundo propõe modos de organização construídos pelas interações e trocas entre os sujeitos, apoiando-se nos princípios de participação, democracia e cidadania. Entre estes dois modelos de gestão, o que parece estar em disputa no setor saúde é uma transitoriedade entre gestão clínica e gestão administrativa. O objetivo principal desse estudo foi compreender as concepções de gestão em saúde em uso por estudantes e profissionais de Psicologia participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde II / Saúde da Família – UFAL/Campus Maceió. Esta pesquisa fundamenta-se no referencial teórico-metodológico das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (SPINK, M., 2004). O foco de análise são os diálogos produzidos no encontro com o outro. A partir dos diálogos, que se efetivaram por meio de Rodas de Conversas com estudantes, profissionais e professores do PET-Saúde II/Saúde da Família da UFAL/Campus Maceió, produzimos Mapas Dialógicos (estratégias de visibilização das conversas) e, também, repertórios linguísticos (unidade básica de análise dos discursos) (SPINK, M., 2004; IÑIGUEZ, 2004). A partir daí foram produzidos conjuntos de sentidos em torno das articulações entre gestão em saúde e formação em Psicologia. Quatro conjuntos de sentidos foram constituídos para a compreensão da gestão em saúde na formação em Psicologia por parte de participantes do PET-Saúde II. Tais conjuntos foram produzidos tomando por base os princípios da Política Nacional de Humanização: Integralidade; Descentralização; Participação, Autonomia e Corresponsabilidade; Saúde do Trabalhador. Podemos observar que há políticas orientadas para o desenvolvimento da gestão em saúde, tanto para a educação em saúde como para o cotidiano de trabalho, baseadas em dispositivos participativos e democráticos. Entendemos que os princípios da Política Nacional de Humanização são fundamentais na construção desses dispositivos de gestão. Além disso, tais princípios podem ser orientadores de uma formação ética e politicamente implicada com esse modo de fazer gestão no SUS.
Abstract: The effective mobilization and participation of social movements in Health Reform was the great foundation for building a Unified Health System (SUS) universal, equitable, comprehensive and socially controlled. Nevertheless, currently the prevalence of two experienced management models in SUS. The first material to maintain maximum control over the productive capacity and inventive employees, from management policy and risk dispersion. The second proposes ways of organization built by the interactions and exchanges between subjects, relying on the principles of participation, democracy and citizenship. Between these two management models, which seems to be in dispute in the health sector is a transience between clinical management and administrative management. The main objective of this study was to understand the concepts of health management in use by students and professionals participating Psychology Education Program at Work II Health / Family Health - Federal University of Alagoas (UFAL)/Campus Maceió. This research is based on theoretical and methodological Discursive Practices and the Production of Meaning (SPINK, M., 2004). The focus of analysis are the dialogues produced in the encounter with the other. From the dialogues, which we accomplished by means of wheels Conversations with students, teachers and professionals PET-II Health / Family Health UFAL / Campus Maceió, produce maps dialogic (strategies for visualization of conversations) and also repertories language (basic unit of discourse analysis) (SPINK, M., 2004; IÑIGUEZ, 2004). Thereafter were produced sets of meanings around the joints between health management and training in psychology. Four sets of directions were made to the understanding of health management training in psychology by participating PET-Health II. These sets were produced using as a basis the principles of the National Humanization Policy: Completeness; Decentralization, Participation, Autonomy and Co-responsibility; Occupational Health. We can observe that there oriented policies for the development of health management, both for health education as to the daily work, devices based on participatory and democratic. We believe that these principles of the National Humanization are fundamental in the construction management of these devices. Furthermore, these guiding principles can be an ethical and politically involved with this way of doing management in SUS.
Palavras-chave: Gestão em saúde
Psicologia - Formação
Management in health
Psychology - Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SILVA, Luciano Bairros da. Concepções de gestão em saúde na formação em psicologia. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2206
Data do documento: 25-mar-2013
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