00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Madeira, Maria das Graças de Loiola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239953266355566pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mariléia Santos Cruz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265625064123652pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Roseane Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8200426055017604pt_BR
dc.contributor.referee3Diógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352567866641388pt_BR
dc.creatorSantos, Monica Luise-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2648773492046990pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-30T16:24:13Z-
dc.date.available2017-10-30-
dc.date.available2017-10-30T16:24:13Z-
dc.date.issued2011-06-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Monica Luise. A escolarização de negros: particularidades históricas de Alagoas (1840-1890). 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2169-
dc.description.abstractThis study proposes to examine the processes by which free blacks and freed slaves were able to access the letters in the corresponding period 1840 to 1890. Following this approach to know what kind of education was taught and know the reasons for this type of training offered. Following the theoretical and methodological orientation of the Annales school to develop this work we use the journalistic sources, mainly through notices of runaway slaves, who presented the field of reading, writing and arithmetic, besides the school maps of the 1840s, and reports of the provincial presidents and directors of pubic education, appointments of religious brotherhoods, and rare books at the time. We have the support and guidance from studies of Veiga (2008), Fonseca (2007), Cruz (2008), which have studies on the education of blacks in the period in question, Xavier (2007) and Bittencourt (2008) to understand and analyze the level of student learning. The paper addresses the issue of school as a civilization, the inferiority of blacks, as well as education as a way to launder the Brazilian population and the brotherhoods as a space for reading and writing to blacks. This context of Alagoas at the time focusing on the economic, social, cultural and educational. In the face of power supplies, we can say that the public school system of Alagoas, in spite of total abandonment in which it was, served to free blacks. And after that the Free Womb Law of 1871 the enslaved could attend night courses and minors who were emancipated by that Law could have access to the letters through the Central School. We can also see that the education offered in this social group was aimed at teaching civilization in the customs and behaviors, as well as education for work.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNegros – Brasil – 1822-1889 – Impériopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectNegros – Alagoas – Históriapt_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.subjectAlagoaspt_BR
dc.subjectEmpirept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA escolarização de negros: particularidades históricas de Alagoas (1840-1890)pt_BR
dc.title.alternativeThe Schooline of black: special historical Alagoad (1840-1890)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe analisar os processos pelos quais os negros livres, libertos e escravizados conseguiram ter acesso às letras, no período correspondente a 1840 - 1890. Com esse enfoque, saber que tipo de educação era ministrado e conhecer as razões pelas quais se ofertava tal tipo de formação. Seguindo a orientação teórico-metodológica da Escola dos Annales, para o desenvolvimento deste trabalho, recorremos às fontes jornalísticas, por meio principalmente dos anúncios de escravizados fugidos, que apresentavam o domínio do ler, escrever e contar, além dos mapas escolares da década de 1840, dos relatórios dos presidentes da Província e diretores da instrução púbica, compromissos das irmandades religiosas, e obras raras da época. Temos o apoio e a orientação dos estudos de Veiga (2008), Fonseca (2007), Cruz (2009), os quais têm estudos sobre a escolarização do negro no período em questão; Xavier (2007) e Bittencourt (2008), para compreender e analisar o nível de aprendizagem dos alunos. O trabalho aborda as questões da escola como espaço civilizatório, e discute a inferioridade dos negros, a escolarização como forma de branquear a população brasileira e as irmandades como espaço de leitura e escrita para esses indivíduos. Trata do contexto alagoano na época, focando os aspectos econômicos, sociais, culturais e educacionais. Diante das fontes encontradas, podemos afirmar que o sistema público de ensino alagoano, apesar do total abandono em que se encontrava, atendia aos negros livres, e que após a Lei do Ventre Livre, de 1871, os escravizados puderam frequentar os cursos noturnos, e os menores que foram emancipados pela citada Lei conseguiram ter acesso às letras por meio da Escola Central. Também podemos constatar que o ensino oferecido a esse grupo social era visando à civilização nos costumes e comportamentos, bem como à educação para o trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A escolarização de negros - particularidades históricas de Alagoas (1840-1890).pdf4.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.