00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Henrique Jorge Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6583137899301373pt_BR
dc.contributor.referee1Galdino, Melyssa Kellyane Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6286409609641742pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Nadja Maria Vieira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037014991094234pt_BR
dc.creatorBernardes, Clarissa Tenório Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1330331266772031pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-24T16:52:45Z-
dc.date.available2017-10-24-
dc.date.available2017-10-24T16:52:45Z-
dc.date.issued2016-06-07-
dc.identifier.citationBERNARDES, Clarissa Tenório Ribeiro. Competências e habilidades na formação em psicologia: os desafios do saber-fazer. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2123-
dc.description.abstractAfter the Federal Constitution of 1988, the Brazilian educational policy undergoes profound changes. Under the aegis of sociointeractionists and socioconstrutivists theories, the curriculum changes from a disciplinary structure, which focuses on knowledge, now favoring an integrated structure, no longer supported in isolated content, but concerned with the development of skills and abilities that focus in concrete action on know-how. Thus, under the social constructivist theoretical construct whose greatest expression is César Coll, we try to analyse this work as the specific skills of psychology, expressed in the Guidelines that are developed in the practice of the psychology course . For this, our methodological approach initially favored an analysis of key documents that focus on this training - namely Diretrizes Curriculares, Projeto Pedagógico de Curso and the ENADE test - each representing one of the stages of the training cycle (planning, implementation, evaluation) and subsequently we conduct participant observation in Unsupervised Practice Classes I and II emphasizing health, where we analyzed, respectively, where these concepts emerge in the formal framework (legislation) and how they are developed with legal emphasis, where students are required to take the professional place. Finally, we identify some convergences and ruptures, especially magnified given the complexity of psychology, but that allowed us to raise some questions that can help in the training process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia – Ensino e estudopt_BR
dc.subjectPsicologo – Habilidadept_BR
dc.subjectPsicologo – Competência Profissionalpt_BR
dc.subjectPsicologo - Formaçãopt_BR
dc.subjectPsychologist - Trainingpt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectPracticespt_BR
dc.subjectPsychology - Teaching and studypt_BR
dc.subjectPsychologist - Abilitypt_BR
dc.subjectPsychologist - Professional competencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCompetências e habilidades na formação em psicologia: os desafios do saber-fazerpt_BR
dc.title.alternativeSkills and abilities training in psychology: the challenges of know-howpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoApós a Constituição Federal de 1988, a política educacional brasileira sofreu mudanças profundas. Sob a égide das teorias sociointeracionistas e socioconstrutivistas, o currículo desloca-se de uma estrutura disciplinar, cujo enfoque é o saber, passando a privilegiar uma estrutura integrada, não mais apoiada em conteúdos isolados, mas preocupada com o desenvolvimento de competências e habilidades, que se revertem em ações concretas, no saber fazer. Assim, procuramos analisar como as competências e habilidades específicas do Psicólogo, expressas nas Diretrizes, são desenvolvidas na prática de um curso de graduação em Psicologia de uma Universidade Federal Brasileira. Para isto, nosso percurso metodológico privilegiou inicialmente a análise dos principais documentos que incidem sobre a formação, a saber: Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia, Projeto Pedagógico de Curso e prova ENADE. Cada um deles representa uma das etapas do ciclo formativo da graduação, respectivamente, planejamento, operacionalização, avaliação. Posteriormente, realizamos uma observação participante em turmas de estágio supervisionado específico. Ou seja, analisamos como estes conceitos emergem no âmbito formal (diplomas legais) e como são desenvolvidos no âmbito material, no qual os alunos são chamados a ocupar o lugar profissional. Entre os principais resultados deste estudo podemos citar que estes documentos apresentam rupturas entre si. Mesmo considerando a complexidade deste modelo teórico e tendo em conta que uma mudança de paradigma educacional não acontece de forma rápida, acreditamos que a consolidação de um projeto formativo que se paute no desenvolvimento de competências e habilidades, não pode prescindir de uma convergência entre programa, operacionalização e avaliação, a fim de assegurar uma formação intencional, coerente e consistente com os propósitos expressos no que preconiza a educação nacional.pt_BR
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