00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Fernando Cezar Bezerra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8342553810836387pt_BR
dc.creatorLima, Janaína Lucena Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2118780195837064pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-19T15:00:27Z-
dc.date.available2017-07-19-
dc.date.available2017-10-19T15:00:27Z-
dc.date.issued2009-12-14-
dc.identifier.citationLIMA, Janaína Lucena Santos de. Interações sociais entre surdos e ouvintes no cenário escolar: os atores e seus atos. 2009.123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2101-
dc.description.abstractSocial interactions are the basis for human development and learning, so that the interactions that occur among peers at school cannot be disregarded. Given this observation, this study assumed the following question: how have been given the social interactions between deaf and hearing students in the school setting? This research aimed to analyze the social interactions of deaf students with their peers listeners in the context of an inclusive school, through the socio-cultural perspective. The research consisted in the interpretive paradigm and took based on the ethnographic case study. To generate the data was used participant observation, interviews, design theme and sociometric test. The analysis indicated that the school setting, where the interactions took place focus of the study did not offer opportunities for the development and strengthening of relations between deaf and hearing. Despite having an interpreter at school, the condition of ilingual deaf children was not considered fully. The communication between the pair came in an improvised way and superficial. These children have experienced the three types of interactions that are discussed in this work, but with varying emphasis and different degrees: most of the time, the interactions were aggressive, followed by pro-social interactions and then the entertaining ones. In what regards the sociometric, children with hearing loss were between neglected children and middle children, therefore, they had low social impact. Still, we could verify the existence of relationships that indicated friendship between deaf and hearing. It was noticed that for the interactions among peers in school being really helpful, it is necessary to invest more in effective communication between these groups – which means respect for their rights and bilingual condition – in addition to a dynamic school that encourages these interactions through their activities.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectInclusão escolar - Surdospt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectTeste sociométricopt_BR
dc.subjectsocial interactionpt_BR
dc.subjectSchool inclusion – Deafpt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectSociometric testpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInterações sociais entre surdos e ouvintes no cenário escolar: os atores e seus atos.pt_BR
dc.title.alternativeSocial interactions between deaf and hearing students in the school setting.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs interações sociais são base para o desenvolvimento e aprendizagem humana, de modo que as interações que acontecem entre os pares na escola não podem ser desconsideradas. Tendo em vista tal observação, este estudo partiu da seguinte questão: como têm se dado as interações sociais entre alunos surdos e ouvintes no cenário escolar? Esta investigação teve como objetivo analisar as interações sociais dos estudantes surdos com seus pares ouvintes, no contexto da escola inclusiva, através da perspectiva sócio-cultural. A pesquisa constitui-se dentro do paradigma interpretativo e tomou como base o estudo de caso etnográfico. Utilizou-se para geração dos dados, a observação participante, as entrevistas, o desenho temático e o teste sociométrico. As análises indicaram que o cenário escolar, onde aconteceram as interações foco do estudo, não ofereceu oportunidades para o desenvolvimento e intensificação das relações entre surdos e ouvintes. Apesar de ter intérprete na escola, não foi considerada plenamente a condição bilíngüe das crianças surdas. A comunicação entre os pares aconteceu de forma improvisada e superficial. Estas crianças vivenciaram os três tipos de interação que se abordou neste trabalho, mas com graus e ênfases diferentes: na maior parte do tempo, as interações foram agressivas, seguidas das interações pró-sociais e depois as lúdicas. Quanto ao status sociométrico, as crianças com surdez situaram-se entre crianças ignoradas e crianças médias, apresentaram baixo impacto social. Mesmo assim, pôde-se verificar a existência de relações que indicavam amizade entre surdos e ouvintes. Percebeu-se que para as interações entre os pares na escola serem reais e proveitosas, faz-se necessário maior investimento na comunicação efetiva entre estes grupos – o que significa respeito aos seus direitos e condição bilíngüe – além de uma dinâmica escolar que favoreça estas interações através de suas atividades.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interações sociais entre surdos e ouvintes no cenário escolar - os atores e seus atos.pdf3.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.