00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria Dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee2Valente, Wagner Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0648590779429965pt_BR
dc.creatorFernandes, Elisabete Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6610918274796808pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-17T16:13:01Z-
dc.date.available2017-10-17-
dc.date.available2017-10-17T16:13:01Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationFERNANDES, Elisabete Pereira. Os problemas aritméticos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobre a História da Educação Matemática no Ensino Primário Alagoano (1924 - 1952). 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2070-
dc.description.abstractThis research had the aim to investigate which pedagogical method, synthetic or analytical, was indicated for arithmetic problems in the oficial documents and in the Teaching Magazine of Alagoas, having the studies of Costa (1931), Stanic and Kilpatrick (1989), Chervel (1990), Polya (1995), Mortatti (2009), Verçosa (2001), De Certeau (2014), Wagner Valente (2015), among others, as theoretical and methodological references. This is a historiographical research based on the principles of the cultural history. In this study were analyzed sources that bring us closer to the school culture of Alagoas of 1924 – 1952, which are: Teaching Programs (1924, 1930, 1937 and 1952) and articles of the Teaching Magazines (1927, 1929, 1930 e 1952). The analyzes indicate that, despite the initiatives of the intuitive pedagogy, the synthetic method headed the approach of the math in the Primary education of Alagoas until the decade of 1952. From that period a different pedagogical movement began to appear in official documents and pedagogical magazines, with a greater appreciation of the problems and indications of Alagoas experiences, based on the analytical method.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação – Matemática – Alagoaspt_BR
dc.subjectHistória – Educação - Matemáticapt_BR
dc.subjectProblemas aritmétricospt_BR
dc.subjectArithmetic problemspt_BR
dc.subjectMathematical education - History - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs problemas aritméticos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobre a história da educação matemática no ensino primário alagoano (1924 - 1952)pt_BR
dc.title.alternativeThe arithmetic problems and the pedagogical methods: points for a dialogue about the history of mathematics education in primary education Alagoano (1924 - 1952)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o objetivo de investigar quais métodos pedagógicos, sintético ou analítico, estavam orientados para o ensino de problemas aritméticos nos documentos oficiais e Revista de Ensino de Alagoas, tendo como referencial teórico e metodológico os estudos de Costa (1931), Stanic e Kilpatrick (1989), Chervel (1990), Polya (1995), Mortatti (2009), Verçosa (2001) De Certeau (2014), Wagner Valente (2015), entre outros. Trata-se de uma pesquisa historiográfica que toma como base os princípios da história cultural. No estudo foram analisadas fontes que nos aproximassem da cultura escolar alagoana de 1924 – 1952, sendo elas: Programas de Ensino (1924, 1930,1937 e 1952) e artigos das Revistas de Ensino (1927, 1929, 1930 e 1952). As análises indicam que, apesar das iniciativas pela pedagogia intuitiva, o método sintético norteou a abordagem da matemática no ensino primário alagoano até a década de 1952, a partir desse período um movimento pedagógico diferenciado começa a se apresentar nos documentos oficiais e Revistas pedagógicas com maior valorização dos problemas e indícios de experiências alagoanas com base no método analítico.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os problemas aritméticos e os métodos pedagógicos - pontos para um diálogo sobre a história da educação matemática no ensino primário alagoano (1924 - 1952).pdfOs problemas aritméticos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobre a História da Educação Matemática no Ensino Primário Alagoano (1924 - 1952)1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.