00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Roberta Vilhena Vieira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000283790939630pt_BR
dc.contributor.referee1Hernandez-Dominguez, Arturo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Isa Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8430720903326399pt_BR
dc.creatorOliveira, Fabrícia Correia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8787284018219335pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-17T02:35:57Z-
dc.date.available2017-10-17-
dc.date.available2017-10-17T02:35:57Z-
dc.date.issued2013-03-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabrícia Correia de. Mecanismo de identificação da aprendizagem cognitiva na linguagem dos idosos, baseado numa abordagem discursiva. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2063-
dc.description.abstractThis article aims to present a theoretical and methodological discussion about the cognitive processes of the elderly, participants in the Course of Digital Inclusion, Open State University Health Sciences Open for Elderly. This research is being conducted in the Masters in Computational Modeling Multidisciplinary Knowledge of the Federal University of Alagoas. Our work, back to the discourse analysis of the elderly as a participant in the learning process using computational tools so that they can expand their vocabulary and create greater awareness of the digital language. Our goal is to identify devices of discourse analysis for analyzing the process of cognitive learning and the elderly, participants in this course. This study is still in the stage of theoretical discussion on theories of knowledge construction based on Vygotsky (2007), which considers the genesis of knowledge in social relations, intersubjectivity being produced and marked by socio-cultural and historical.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectCognição em idosospt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectCognitive learningpt_BR
dc.subjectCognition in the elderlypt_BR
dc.subjectMan-machine interactionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleMecanismo de identificação da aprendizagem cognitiva na linguagem dos idosos, baseado numa abordagem discursivapt_BR
dc.title.alternativeIdentification mechanism of cognitive learning in the language of the elderly, based on a discursive approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar uma discussão teórica e metodológica sobre os processos cognitivos dos idosos, participantes do Curso de Introdução à Informática, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde Aberta à Terceira Idade (UNCISATI). Nosso Trabalho volta-se à análise da linguagem da pessoa idosa como participante do processo de aprendizagem usando de ferramentas computacionais de forma que estas possam ampliar seu léxico e criar maior familiaridade com a linguagem digital. Nosso objetivo é identificar dispositivos linguísticos da interação verbal que permitem uma análise do processo de aprendizagem e cognição da pessoa idosa, participantes desse curso. Assim, este estudo se propôe a criar um modelo de interação on line baseado na teoria de Construção de Conhecimento, de Vygotsky (2007), que considera a gênese do conhecimento nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições históricas e sócio-culturais.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.