00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Neto, Baldoino Fonseca dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0306751604362704pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Aydano Pamponet-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314020351211705pt_BR
dc.creatorSantos , Anderson Mendes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9495196842939107pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-10T14:13:18Z-
dc.date.available2017-10-10-
dc.date.available2017-10-10T14:13:18Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Anderson Mendes dos. Um método para apoiar decisões de projeto em aplicações web com streaming de mídia visando desempenho e escalabilidade. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2043-
dc.description.abstractThe advancement of architecture in which applications are offered to current customers, based on cloud computing, contributed to applications with streamingmedia have become one of themost used forms of delivery content. This research has purpose to research web development technologies that can assist projects of web applications for streaming media. For this, a method was proposed that is applied in the context of thiswork as a test case. Among the several steps, a comparative study was done on several sources of which technologies (programming language and framework) are more promising and selected two: a technology based on Java and another based on Python. It selected a reference architecture to serve as the basis for the design and implementation of experiments. Through a performance evaluation method, benchmarking, the scenarios were defined with 10, 100 and 1000 users running the 20 minute period in a controlled environment. The technologies were evaluated in terms of CPU, RAM, response time and throughput with the use of pseudo streaming. As a result of the application of the method, we have that Java tends to performbetter in some metrics, as the number of users grows; While Python is steady and a good solution in scenarios with fewer users.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStreaming de Mídiapt_BR
dc.subjectApoio ao desenvolvedorpt_BR
dc.subjectThroughputpt_BR
dc.subjectTecnologias de desenvolvimento Webpt_BR
dc.subjectLinguagem de programação – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectChoice of technologypt_BR
dc.subjectDeveloper Supportpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectThrough- putpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectStreaming mediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm método para a poiar decisões de projeto em aplicações web com streaming de mídia visando desempenho e escalabilidadept_BR
dc.title.alternativeA method to support design decisions in web applications with streaming media aimig performance and scalabilitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO avanço da arquitetura em que as aplicações são oferecidas aos clientes atuais, baseada em computação em nuvem, contribuiu para que as aplicações com streaming de mídia passassem a ser uma das formas mais utilizadas de entrega de conteúdo. O presente trabalho tem como finalidade a investigação de tecnologias de desenvolvimento Web que possam auxiliar projetos de aplicações baseadas em streaming de mídia. Para tal, foi proposto um método que é aplicado no contexto desse trabalho como um caso teste. Entre as diversas etapas, é feito um estudo comparativo das principais tecnologias (linguagem de programação e framework) utilizadas atualmente, destacando as duas mais promissoras pra uma comparação mais detalhada: uma tecnologia baseada em Java e outra baseada em Python. A seleção de uma arquitetura de referência a ser utilizada como base para o projeto e implementação das aplicações de teste. Também é utilizado um método de avaliação de desempenho e escalabilidade através benchmarking, onde foram definidos cenários com 10, 100 e 1000 usuários executando pelo período de 20 minutos em um ambiente controlado. As tecnologias foram avaliadas em termos de uso de CPU, uso de memória RAM, tempo de resposta e taxa de transferência com uso de pseudo streaming. Como resultado da aplicação do método, temos que Java tende a ter melhor desempenho em algumas métricas, à medida que a quantidade de usuários cresce; enquanto Python se mostra constante e uma boa solução em cenários com menos usuários.pt_BR
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