00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3808086791815875pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carlos Henrique Falcão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002923033043026pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Ana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1228138633088698pt_BR
dc.creatorFerreira, Anne Laura Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2604859525162878pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-22T13:57:14Z-
dc.date.available2017-09-14-
dc.date.available2017-09-22T13:57:14Z-
dc.date.issued2013-10-10-
dc.identifier.citationFERREIRA, Anne Laura Costa. Metodologias ativas de ensino aprendizagem no curso de graduação em enfermagem: a percepção do estudante. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1954-
dc.description.abstractThe society transformations and demands for health training are improving and require a professional who answers the real needs of local population, which is grounded in National Curriculum Guidelines for graduation courses in health area (2001 ). The pedagogical process requires teaching-learning methodologies that fit this context and prepare the learner for the full realization of practice. The active methodologies as motivators of that process which start from the experienced practice and from problem situations that hatch with daily reflection, becomes in use. Based on these considerations the aim of this research was to analyze the understanding of the nursing course student about the use of active teachinglearning methods in graduation. This research was approached through an educational type case study and qualitative analysis. Through the results it could be noticed that even with the structure of the disciplinary curriculum and the isolated initiative of an active methodology insertion, the students approved the method and pointed out as a better form of knowledge construction which favors the teacherstudent relationship and emphasizes independence and freedom acquired in the formation process of the learner. It concludes that the student seen as an author of the teaching process and the teacher as a mediator of it, translate a great advance in education quality and student’s maturation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagem - Ensino superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectNursing-higher educationpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleMetodologias ativas de ensino aprendizagem no curso de graduação em enfermagem: a percepção do estudantept_BR
dc.title.alternativeActive methodologies of teaching learning in nursing graduation course: the student perceptionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs transformações e as exigências da sociedade para a formação em saúde vêm se aprimorando, e cada vez mais se exige que o profissional atenda as necessidades reais da população local, o que vem fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da saúde. O processo pedagógico necessita de metodologias de ensino aprendizagem que se insiram nesse contexto e preparem o aprendiz para a plena realização da prática. As metodologias ativas como motivadoras desse processo e que partem da prática vivenciada e de situações problemas que eclodem com reflexão do cotidiano, passam a ser utilizadas. Com base nestas considerações, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção do estudante do curso de enfermagem sobre a utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação. Esta pesquisa foi abordada através de um estudo de caso educacional e análise qualitativa. Nos resultados pôde-se perceber que mesmo com a estrutura de currículo disciplinar, e com as iniciativas isoladas de inserção da metodologia ativa, os estudantes aprovam o método e destacam como a melhor forma de construção do conhecimento, que favorece a relação professor e estudante, e enfatizam a independência e a liberdade adquirida pelo aprendiz no seu processo de formação acadêmica. Conclui-se que o estudante visto como autor do processo de ensino, e o professor como mediador deste, traduz um grande avanço na qualidade de ensino e na maturação do estudante.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologias ativas de ensino aprendizagem no curso de graduação em enfermagem - a percepção do estudante.pdfMetodologias ativas de ensino aprendizagem no curso de graduação em enfermagem: a percepção do estudante2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.