00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vieira, Maria de Lourdes Fonseca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187168101466129pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Ladjane do Carmo de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7314900445970472pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Mércia Lamenha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665487289891813pt_BR
dc.creatorSilva, Durcival Francisco da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312414041631848pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-21T17:12:34Z-
dc.date.available2017-09-08-
dc.date.available2017-09-21T17:12:34Z-
dc.date.issued2013-07-17-
dc.identifier.citationSILVA, Durcival Francisco da. Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1947-
dc.description.abstractThis is a descriptive and exploratory case study with a cross and quantitative approach, which aimed to identify the integration process in the Education Service of nursing training in the Family Health Strategy. Data collection was performed by using a semi-structured questionnaire with a population of 60 participants and analyzed by simple statistics. In the results, we identified several difficulties and negative points in the training of these professionals. Among the positive points, stands out the inclusion of students in these services which leads to better training and these participating subjects know the features and aspects required for this training. It is concluded that frailties should be worked in the education and work world, should be conducted a continuing education, reinforcing the importance, potential and opportunities of learning service integration, and the need of training nurses to attend the demands of health system as well as enhancing the nursing category.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiços de Integração Docente-Assistencialpt_BR
dc.subjectCapacitação Profissionalpt_BR
dc.subjectSaúde da Famíliapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectServices of Integration Teaching-Assistencialpt_BR
dc.subjectProfessional Trainingpt_BR
dc.subjectFamily Healthpt_BR
dc.subjectPublic politicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleIntegração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da famíliapt_BR
dc.title.alternativeEducation service integration in formation of nurses in family health strategypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um estudo de caso, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, transversal, que teve como objetivo identificar o Processo de Integração Ensino Serviço na Formação de Enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada, utilizando-se um questionário semiestruturado com a população de 60 participantes e analisada por estatística simples. Nos resultados, identificaram-se diversas dificuldades e pontos negativos na formação deste profissional. Entre os pontos positivos destaca-se que a inserção dos discentes nestes serviços leva a uma melhor formação profissional e que os sujeitos participantes conhecem as características e aspectos necessários para esta formação. Conclui-se que as fragilidades devem ser trabalhadas pelo mundo do ensino e do trabalho, deve ser realizada educação permanente, reforçando a importância, potencialidades e oportunidades da integração ensino serviço, além da necessidade de formação de enfermeiros para atender as demandas do sistema de saúde, bem como potencializar a categoria de enfermagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família.pdf3.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.