00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Antonio Carlos Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370112735730975pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Maria Lysete de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3793297553098071pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Kátia Floripes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7209696530856644pt_BR
dc.creatorSilva, Cleilda Terto da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9385678366131846pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-19T16:48:12Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2017-09-19T16:48:12Z-
dc.date.issued2014-09-12-
dc.identifier.citationSILVA, Cleilda Terto da. Rodas de conversa utilizadas numa unidade de saúde: uma análise de sua adequação ao ensino em serviço de saúde. 2014. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1942-
dc.description.abstractRound-Group Conversation is a methodology which has been widely spread in our society. It has recently been found part of the strategies of education and health in primary care units. As a participatory methodology, it can be used in different contexts which aim is to promote a culture of reflection through a dialogic proposal that merges culture and subjectivity. The objective of this qualitative research was to investigate the Round-Group Conversation methodology developed by health professionals in a Health Unit. The research scenario was a Health Care Unit. Research subjects were the coordinators of the Round-Group Conversation and the two categories of participants: hypertensive patients (HAS) and diabetic patients (DIA) in the Health Unit. The search for technical information was conducted through semi-structured interviews and observation of the group. Data analysis was performed by means of the Bardin Content Analysis and the Wordle software. As a result, we obtained the categories: concepts and practices, the round-group methodology, the professional leading the group, the group, factors influencing the dynamics of the round-group; and the subcategories: the round-group, the conversation, the round-group design, methodology, content, learning assessment, the listening, the way communication is performed, and main figure. We concluded that the round-group conversation is a powerful teaching tool in Health Service, however, professionals lack knowledge to deal with this methodology. As a product of the Master’s, a final work was developed as guidelines for roundgroup conversation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConversaçãopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectConversationpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectRound-Group Conversationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleRodas de conversa utilizadas numa unidade de saúde: uma análise de sua adequação ao ensino em serviço de saúdept_BR
dc.title.alternativeThe round-group converation methodology in a health unit: an analysis of its suitability to the teaching in health servicept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs rodas de conversa são uma metodologia que vem sendo amplamente difundida em nossa sociedade e, recentemente, fazem parte das estratégias de educação e saúde nas unidades de atenção básica, como metodologias participativas. Elas podem ser utilizadas em diversos contextos, cujo intuito seja promover uma cultura de reflexão, por meio de uma proposta dialógica que visa relacionar cultura e subjetividade. O objetivo da presente pesquisa, de natureza qualitativa, é investigar as rodas de conversa desenvolvidas pelos profissionais da área da Saúde numa Unidade de Saúde. Os sujeitos da pesquisa são os coordenadores das rodas de conversa, como também os participantes do grupo de hipertensos (HAS) e diabéticos (DIA) da referida US. As técnicas de busca de informações são realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação dessas rodas. A análise dos dados é feita pela análise de conteúdo de Bardin e do software Wordle. Como resultados, obtêm-se as categorias: conceituação e prática, a roda, de conversa, o profissional que gira a roda, o grupo, fatores influenciadores da dinâmica das rodas de conversa. Tivemos também as subcategorias: a roda, a conversa, o planejamento das rodas, a metodologia das rodas, o conteúdo das rodas, a avaliação e o aprendizado nas rodas de conversa, a escuta, a forma de comunicar, o profissional como figura principal e o trabalho interprofissional. Concluo que as rodas de conversas é um potente instrumento no ensino em Serviço de Saúde, entretanto, faltam a esses profissionais orientações acerca dessa metodologia. Ao final, como resultado do trabalho, é desenvolvido um manual de orientações sobre rodas de conversa como produto do Mestrado.pt_BR
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