00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Lenilda Austrilino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553677267671214pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Mércia Lamenha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665487289891813pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Leila Pacheco Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7862016301902937pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Valquíria Farias Bezerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4108904127507123pt_BR
dc.creatorOliveira, Raimundo Valmir de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9982075043469808pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-05T14:52:37Z-
dc.date.available2017-08-31-
dc.date.available2017-09-05T14:52:37Z-
dc.date.issued2015-08-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raimundo Valmir de. Concepções e estratégias metodológicas adotadas por graduandos de enfermagem ao realizarem atividades educativas nos cenários de práticas. 2015. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde)-Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1928-
dc.description.abstractStudy with the objective of knowing conceptions and identify methodologies adopted by nursing graduation students in the development of educational practices. Qualitative research, study of case type, realized with students of the nursery graduation course. The data were collected using interview script with discursive questions. From the analyses of the contents of the speech was elaborated the categories: criteria of contents choose of educational actions, methodological strategies, and conceptions of health education. Criteria found: contents determined by the teachers, and contents identified through research of the media. Identified the traditional approach that predominated, and the progressive. The criteria of choice of the theme, the type of methodologies used and the scenery of the educational action guided the identification of the conceptions used. The coexistence among the identified conceptions shows the difficult in break with the traditional forms of teaching. The challenge presented to those who act in health education is to enlarge, incorporate and experience the use of progressive/innovating methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducation in Nursingpt_BR
dc.subjectNursing - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleConcepções e estratégias metodológicas adotadas por graduandos de enfermagem ao realizarem atividades educativas nos cenários de práticaspt_BR
dc.title.alternativeMethodological strategies conceptions adopted by nursery post graduating in helding educational activities in the practice sceneriespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEstudo com objetivo de conhecer concepções e identificar metodologias adotadas por graduandos ao desenvolverem práticas educativas. Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, realizado com discentes do curso de graduação em enfermagem. Dados coletados utilizando roteiro de entrevista com perguntas abertas. Da análise de conteúdo das falas foram elaboradas as categorias: Critérios de escolha dos conteúdos das ações educativas, estratégias metodológicas, e concepções de educação em saúde. Critérios encontrados: conteúdos determinados pelos professores e conteúdos elencados a partir de levantamento do meio. Identificadas abordagens tradicionais que predominaram, e as progressistas. Os critérios de escolha do tema, os tipos de metodologias utilizadas, e os cenários da ação educativa nortearam a identificação das concepções utilizadas. A coexistência das concepções identificadas mostra a dificuldade em romper com as formas tradicionais de ensino. O desafio apresentado aos que atuam na educação em saúde é ampliar, incorporar e vivenciar o uso de metodologias progressistas/inovadoras.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.