00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee1Marinho, Paulo Manuel Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Jane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3049044829510326pt_BR
dc.creatorCardoso, Vanda Figueredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776794675838394pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-29T13:28:25Z-
dc.date.available2017-08-28-
dc.date.available2017-08-29T13:28:25Z-
dc.date.issued2016-12-06-
dc.identifier.citationCARDOSO, Vanda Figueredo. Permanência escolar no proeja: olhares dos estudantes do curso técnico em cozinha. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1901-
dc.description.abstractThis study had as objective to understand the permanence of the students who resisted until the conclusion in the space time PROEJA Technical Course in Cooking, in the Federal Institute of Alagoas (IFAL), Campus Marechal Deodoro, of the class begun in 2011. Concretely, we tried to understand the permanence from the voices of those who resisted the difficulties encountered and used their “tactics” (CERTEAU, 1998), due to the continuation of the studies, considering the categories of material and symbolic permanence (REIS, 2009). We start from the following problematization: What contributed to the school stay of the graduating students of the Technician course in Cooking? It was a qualitative research with approach in the method of life history, based on Ciprini (1988); Debert (1988), Paulilo (1999), of interpretative focus from the life history interviews (QUEIROZ, 1988), and analysis of official documents as secondary sources (QUIVY; CAMPENHOUDT, 1998). It was based on studies by Andrade (2004); Carmo (2010); Carmo, G. and Carmo, C. (2014); Certeau (1998); Dayrell (2007); Freire (1996, 2005); Freitas (2008); Frigotto; Ciavatta; Ramos, (2005);Mileto (2010); Paiva (2009); Reis (2009); Sales and Paiva (2014), among others. It was verified that Student Assistance policies, coupled with the positive discourse of teachers about students, with a dialogical posture, as an essential condition for the progress in the learning of interviewees, being carried out pedagogical actions inside and outside the institution that articulated knowledge in the direction of the integral formation of these young people and adults, mobilized them to overcome the cultural barriers experienced in the school environment, with the perspective of continuing the schooling process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPermanência escolarpt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectStudents of EJApt_BR
dc.subjectPermanence schoolpt_BR
dc.subjectAdult and young educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePermanência escolar no Proeja: olhares dos estudantes do curso Técnico em Cozinhapt_BR
dc.title.alternativeSchool permanence in Proeja: students views of the Technical Cookery coursept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender a permanência dos estudantes que resistiram até a conclusão no espaçotempo Curso PROEJA Técnico em Cozinha, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Marechal Deodoro, da turma iniciada em 2011.Concretamente, buscou-se entender a permanência escolar a partir das vozes daqueles que resistiram às dificuldades encontradas e utilizaram suas “táticas” (CERTEAU, 1998), em função do prosseguimento dos estudos, considerando as categorias de permanência material e simbólica (REIS, 2009). Partiu-se da seguinte problematização: O que contribuiu para a permanência escolar dos estudantes concluintes do curso Técnico em Cozinha? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com a abordagem no método de História de Vida, com base em Ciprini (1988); Debert (1988), Paulilo (1999), de enfoque interpretativo das entrevistas de história de vida (QUEIROZ, 1988) e análise de documentos oficiais, como fontes secundárias(QUIVY; CAMPENHOUDT, 1998). Fundamentou-se em estudos de Andrade (2004); Carmo (2010); Carmo, G.; Carmo, C. (2014); Certeau (1998); Dayrell (2007); Freire (1996, 2005); Freitas (2008); Frigotto; Ciavatta; Ramos(2005); Mileto (2010); Paiva (2009); Reis (2009; Sales e Paiva (2014), entre outros. Constatou-se que as políticas de Assistência Estudantil, aliadas ao discurso positivo de docentes a respeito dos estudantes, com postura dialógica, como condição essencial para o avanço na aprendizagem dos entrevistados, sendo realizadas ações pedagógicas no âmbito interno e externo à instituição que articularam saberes na direção da formação integral desses jovens e adultos, os mobilizaram a superar as barreiras culturais vivenciadas no ambiente escolar, na perspectiva de continuarem o processo de escolarização.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Permanência escolar no proeja - olhares dos estudantes do curso técnico em cozinha.pdfPermanência escolar no Proeja: olhares dos estudantes do curso Técnico em Cozinha3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.