00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Mestrado profissional em ensino na saúde: contribuições para prática docente e profissional sob a ótica dos egressos
Título(s) alternativo(s): Professional master's degree in health education: contributions to teaching and professional practice from the perspective of the graduates
Autor(es): Silva, Adenize Ribeiro da
Primeiro Orientador: Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque
Resumo: No Brasil os cursos de mestrado dividem-se em acadêmico e profissional, esse último ainda pouco difundido surge com o compromisso de trabalhar com a prática profissional de seus alunos, portanto o público alvo desses cursos já se encontram inseridos no mundo do trabalho. O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES, um curso centrado no ensino na área da saúde, tem o compromisso de qualificar esses profissionais no que diz respeito à formação profissional no campo da saúde. Vários estudos apontam para a lacuna didática pedagógica dos docentes dessa área. O Presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso procurou através da pesquisa realizada no MPES avaliar sob a ótica do egressos o referido Programa. A pesquisa teve como objetivos delinear um perfil dos egressos oriundos do MPES/UFAL, identificar entre estes, os motivos que o levaram a buscar este tipo de formação e identificar entre seus egressos quais atividades desenvolvidas ao longo do curso que contribuíram para uma prática profissional mais qualificada. Da pesquisa originou-se dois artigos, o primeiro: A Busca por Qualificação: Reflexões sobre os Motivos de Ingresso na Pós-Graduação, o qual para coleta dos dados optou-se pela entrevista semiestruturada e o segundo artigo: Contribuições do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde para a Qualificação Docente de seus Egressos, fazendo-se uso da entrevista aberta. Os resultados indicaram que a maioria dos egressos do MPES são mulheres entre 25 e 45 anos de idade, docentes de cursos superiores de enfermagem ou medicina e formadas há, pelo menos, cinco anos. Expressaram ainda elementos relativos às limitações pessoais no campo do ensino, da pesquisa e da gestão acadêmica que os motivaram buscar a qualificação através do mestrado, apresentaram a falta de formação para a docência, relacionando assim a falta de didática, a falta de conhecimento de metodologias e estratégias de ensino, dentre outros. O MPES torna-se, nesse contexto, uma oportunidade para a reflexão em relação à atuação desse profissional enquanto docente, bem como a possibilidade de sua atuação em pesquisas, o que poderia contribuir para a docência. Do presente estudo emergiu o produto de intervenção: instrumento de Acompanhamento do Egresso que tem como objetivo realizar o acompanhamento dos egressos para subsidiar o planejamento do Programa de Mestrado em Ensino na Saúde.
Abstract: Masters Courses In Brazil are divided into academic and professional, the last one, still not widespread, comes with a commitment to work with the professional practice of their students, so the target audience for these courses are already inside the job market. The Professional Masters in Health Education - MPES, a course focused on teaching in health, is committed to qualify these professionals with regard to vocational training in the health field. Several studies point to the pedagogical didactic gap of teachers in this area. This Course Conclusion Academic Work sought through research conducted at MPES review from the perspective of graduates from this Program. The research aimed to outline a profile of MPES / UFAL graduates, identify the reasons that led them to seek this type of training and which activities throughout the course contributed to a professional practice more qualified. This research originated two articles, the first one: The Search for Qualification: Reflections on the Entrance Grounds for Graduate Studies, which for data collection was used the semistructured interview and, the second one: Contributions of Professional Masters in Health Education for its graduates’ Teacher Qualification, and used open interview. The results showed that most MPES graduates are women between 25 and 45 years old, higher education faculty of nursing or medicine and graduated for at least five years. Still expressed elements relating to personal limitations in the fields of education, research and academic management that motivated to seek qualification through the máster. Showed lack of teaching training, relating the lack of didatics, knowledge of methodologies and teaching strategies, among others. MPES becomes, in this context, an opportunity for reflection regarding the role of these professionals as a teacher as well as the possibility of theirs activities in research, which could contribute to the teaching. From this study came the intervention product: Egress Monitoring tool that aims to follow up on graduates to support the planning of the Master's Program in Health Education.
Palavras-chave: Ensino
Capacitação Profissional
Teaching
Professional Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: SILVA, Adenize Ribeiro da. Mestrado profissional em ensino na saúde: contribuições para prática docente e profissional sob a ótica dos egressos. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1898
Data do documento: 11-set-2015
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