00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267237801747045pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3808086791815875pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Mercia Laminha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665487289891813pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1228138633088698pt_BR
dc.creatorBiase, Carmem Lúcia Carneiro Leão De-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967929534832990pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-21T15:12:47Z-
dc.date.available2017-08-18-
dc.date.available2017-08-21T15:12:47Z-
dc.date.issued2017-03-29-
dc.identifier.citationBIASE, Carmem Lúcia Carneiro Leão De. Atenção primária à saúde e oftalmologia: percepção discente sobre a aquisição de competências na formação médica. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1871-
dc.description.abstractOne of the greatest challenges faced by medical schools in Brazilian universities is to educate a generalist, critical, reflective, humanist, and resolute professional, who operate appropriately in primary health care (PHC). In this context the present study aims to evaluate the skills and students perception of undergraduate medical interns from Federal University of Alagoas (UFAL), regarding their training in ophthalmology in PHC. It is a case study, where the data was obtained by performing an OSCE (objective clinical structured examination) and through the thematic analysis of students' answers to two open questions about their training in ophthalmology in PHC. Results showed that despite the present subjects presented an education in ophthalmology care in PHC, this formation is not arising exclusively from the discipline of ophthalmology and eye care knowledge throughout the course are due to other present moments in the formal curriculum. This work resulted in two intervention products: the introduction of a practical class in the discipline of ophthalmology for medical students with frequent themes in primary health care (PHC) and a technical report on the objectives and results of the research presented to the Structural Teaching Nucleus (STN) the UFAL Medicine Course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOftalmologia - Formação médicapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectDiscente de Medicina – Percepçãopt_BR
dc.subjectCurso de Medicina – Currículopt_BR
dc.subjectOphthalmology – Medical studentpt_BR
dc.subjectPrimary Health Attentionpt_BR
dc.subjectMedical student – Perceptionpt_BR
dc.subjectMedical student – Curriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleAtenção primária à saúde e oftalmologia: percepção discente sobre a aquisição de competências na formação médicapt_BR
dc.title.alternativePrimary attention to health and ophthalmology: student perception on the acquisition of competences in medical trainingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoUm dos maiores desafios enfrentados pelos cursos de medicina das universidades brasileiras é formar um profissional generalista, crítico, reflexivo, humanista, resolutivo e que atue de maneira adequada na Atenção Primária à Saúde (APS). Neste contexto, este estudo teve como objetivo avaliar as competências e a percepção dos discentes do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no que diz respeito à sua formação em oftalmologia na APS. Trata-se de um estudo de caso, cujos dados foram obtidos pela realização de um OSCE (Exame Clínico Estruturado por Estações) e por meio da análise temática das respostas dos discentes a duas questões abertas sobre sua formação em oftalmologia na APS. Os resultados mostraram que, apesar dos sujeitos apresentarem formação em oftalmologia na APS, ela não é advinda exclusivamente da disciplina de oftalmologia, e que os conhecimentos oftalmológicos ao longo do curso são decorrentes também de outros momentos presentes no currículo formal. Desse trabalho resultaram dois produtos de intervenção: a introdução de uma aula prática na disciplina de oftalmologia para discentes de medicina, com temas frequentes no atendimento à APS e um relatório técnico acerca dos objetivos e resultado da pesquisa apresentado ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Medicina da UFAL.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atenção primária à saúde e oftalmologia - percepção discente.pdfAtenção primária à saúde e oftalmologia: percepção discente sobre a aquisição de competências na formação médica1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.