00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.advisor2Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee2Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Sergio Crespo Coelho da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6515044727348778pt_BR
dc.creatorRocha, Hemilis Joyse Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0195183597971377pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T17:06:10Z-
dc.date.available2017-07-27-
dc.date.available2017-08-03T17:06:10Z-
dc.date.issued2012-07-02-
dc.identifier.citationROCHA, Hemilis Joyse Barbosa. Um modelo de referência para ambientes virtuais na web: aproximando as perspectivas do autor e do desenvolvedor. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1819-
dc.description.abstractMany platforms Virtual Learning Environments have been developed and made available, and thereby attracted a significant amount of users and diverse. In this context, in addition to the diversity of users, expand the possibilities of technology, enabling the feasibility of different pedagogical eventually demanded by the public. Nevertheless, there are important gaps in the scenario development or customization of AVAS to meet specific requirements for a particular use, this leads to difficulties presented by the authors and, some cases, the developers themselves. So invested in this dissertation on a possible answer to alleviate some of these problems, focusing on defining a reference model that has a conceptual map designed to help educators choose the services of an AVA that meets your needs and a reference architecture that lends itself to help developers implement the demands of users. In addition, we developed a recommendation system based on knowledge that aims to bring the vision of the developer's vision educator, the educator mapping choices in what the developer needs to develop it. Therefore, we sought to provide a framework suitable to perform evaluations and comparisons between AVAs, and serves to guide and facilitate the development of new environments or customized solutions meeting the specific demands of educators. An assessment for the proposed approach was made through a case study that was used to explore the features of the three main components developed, obtaining a first satisfactory results, although very preliminary, on the work presented here.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectArquitetura de softwarept_BR
dc.subjectVirtual learning environmentspt_BR
dc.subjectSoftware architecturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm modelo de referência para ambientes virtuais na web: aproximando as perspectivas do autor e do desenvolvedorpt_BR
dc.title.alternativeIdentidication mechanism of cognitive learning in the language of the elderly, based on a discursive approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoMuitas plataformas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm sido desenvolvidas e disponibilizadas, tendo com isso atraído uma quantidade significativa e diversificada de usuários. Neste contexto, além da diversidade de usuários, ampliam-se as possibilidades tecnológicas, possibilitando-se a viabilização de diferentes propostas pedagógicas, eventualmente demandadas por esse público. Apesar disso, observam-se lacunas importantes no cenário de desenvolvimento ou mesmo customização dos AVAS para atender a requisitos específicos para um determinado uso, isso conduz a dificuldades apresentadas aos autores e, alguns casos, para os próprios desenvolvedores. Assim, investiu-se nesta dissertação em uma possível resposta para amenizar parte desses problemas, focalizando na definição de um modelo de referência que conta com um mapa conceitual destinado a auxiliar educadores a escolher serviços de um AVA que atenda suas necessidades e uma arquitetura de referência que se presta a ajudar os desenvolvedores a implementar as demandas dos usuários. Ademais, desenvolveu-se um sistema de recomendação baseado em conhecimento que visa aproximar a visão do educador da visão do desenvolvedor, mapeando as escolhas do educador, em o que o desenvolvedor precisa para desenvolvê-lo. Com isso, buscou-se oferecer um arcabouço adequado para realizar avaliações e comparações entre AVAs, além de servir para orientar e viabilizar o desenvolvimento de novos ambientes ou ainda customização de soluções atendendo demandas específicas de educadores. Uma avaliação para essa abordagem proposta foi feita por meio de um estudo de caso que serviu para explorar os recursos dos três principais componentes desenvolvidos, obtendo-se um primeiro resultado satisfatório, ainda que bem preliminar, sobre o trabalho aqui apresentado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.