00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee3Ferneda, Edilson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531761427648020pt_BR
dc.creatorFerreira, Fernanda Josirene de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9080847546863992pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-02T15:45:49Z-
dc.date.available2017-07-18-
dc.date.available2017-08-02T15:45:49Z-
dc.date.issued2013-07-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fernanda Josirene de Melo. Um modelo de apoio à interação entre aprendizes em fóruns de discussão baseado em mapas conceituais. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1815-
dc.description.abstractThe present work addresses a problem observed in Discussion Forums regarding mechanisms that encourage the interaction among apprentices in Virtual Learning Environments. More specifically, attention has been given to the low frequency of apprentices interaction, resulting in an inhibition of possible collaborations and disagreements, since the apprentices show no respect for the forum rules, usually for unawareness. A good example of that situation is the high frequency of messages addressed to the tutor. In order to mitigate the aforementioned problem, the present work suggests protocols for interactions control and protocols for offer support negotiation through an forum model based on Concept Maps. To achieve these goals was realized a simulation through a model in Colored Petri nets using the CPN Tools. With this model it was possible to visualize in the final results of the simulation, the types of interaction of the conceptual forum concisely, where was prevailed the apprentice as focus of interactions, thereby decreasing the hierarchical position of the tutor and consequently the overload of his activities. Through discussions in usage scenario, was illustrated one third of possible outcomes of the model. It is also presented here a Learning Model, in a context of meaningful learning, based on the theory of Ausubel.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes de computação - Protocolospt_BR
dc.subjectPetri, Redes dept_BR
dc.subjectGrupos de discussão pela Internetpt_BR
dc.subjectComputer networks - Protocolspt_BR
dc.subjectPetri, Networks ofpt_BR
dc.subjectDiscussion groups on the Internetpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm modelo de apoio à interação entre aprendizes em fóruns de discussão baseado em mapas conceituaispt_BR
dc.title.alternativeA supporting model of interaction between apprentices in discussion forums based concept mapspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho abordou um problema verificado em Fóruns de Discussão no contexto dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem no que se refere a mecanismos que favoreçam a interação entre aprendizes. Mais especificamente, focou-se no baixo nível de freqüência de interação entre aprendizes, que acarreta na inibição de prováveis colaborações e desacordos, uma vez que eles desobedecem às regras do uso do fórum ou muitas vezes desconhece-as. Um exemplo disso são as constantes mensagens individuais ou voltadas apenas para o tutor. Para atenuar o referido problema, este trabalho propôs protocolos para controlar as interações e para oferecer suporte à negociação através de um modelo de fórum baseado em Mapas Conceituais. Para atingir estes objetivos foi realizada uma simulação por meio de um modelo em redes de Petri Coloridas usando a ferramenta CPN Tools. Com este modelo foi possível visualizar nos resultados finais da simulação, os tipos de interação do fórum conceitual de forma concisa, onde foi prevalecido o aprendiz como foco das interações, diminuindo com isso a posição hierárquica do tutor e conseqüentemente a sobrecarga de suas atividades. Por meio das discussões no cenário de uso, foi ilustrado um terço dos resultados possíveis do modelo. O trabalho também apresentou um Modelo de Aprendizagem, em um contexto de aprendizagem significativa, baseando-se na Teoria de Ausubel.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um modelo de apoio à interação entre aprendizes em fóruns de discussão baseado em mapas conceituais.pdf8.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.