00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Gilda de Albuquerque Vilela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863203565650493pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Sherry Morgana Justino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332850255576710pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Vera Romariz Correia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2578573660765669pt_BR
dc.creatorRamos, Joranaide Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2699948907792180pt_BR
dc.date.accessioned2017-07-31T19:16:40Z-
dc.date.available2017-07-14-
dc.date.available2017-07-31T19:16:40Z-
dc.date.issued2013-05-14-
dc.identifier.citationRAMOS, Joranaide Alves. Ascenso Ferreira: um poeta-cantador da cultura pernambucana. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1809-
dc.description.abstractThis study examines the work Catimbó, written by Ascenso Ferreira (1895-1965), seeing it, especially as a poetic expression of the northeast popular culture, observing the affinities that the poetic diction of this pernambucano author remained with the modernists precepts of the 1922 Modern Art Week. The first chapter describes the cultural environment in Recife, noticing some socio-economic aspects that marked the region; examines the way the paulista modernism arrives to Pernambuco and, simultaneously, the intensification of regionalist´s ideas. Still in this first chapter, we begin the reading of poems ("Desespero", "A casa-grande de Megaípe", "Noturno", "O Samba", "História pátria", "Catimbó", "Minha terra", "Dor" and "Sertão") by Ascenso Ferreira, showing how the Pernambucana culture is poetized by the author of Catimbó. In the second chapter we considered Ascenso Ferreira as a regionalist-modernist poet, showing how the pernambucano has joined the stylistic innovation of modernism to the recovery of the traditions of his land, through the poems "Os engenhos da minha terra", "Tradição", "Vamos embora, Maria", "Quadrilha de Caetano Norato", "A pega do boi", "A rua do rio", "Graf Zeppelin", "O meu poema de São Francisco" and "Oropa, França e Bahia". In the third chapter, we point to Catimbó as a book thematically linked especially to popular culture, presenting the reading of poems of this book that deal poetically with the nordestinidade ascensiana through verses which reveal the cultural components of his land and its people, as "A cavalhada", "Carnaval do Recife", "Meu carnaval", "Senhor São João", "Natal", "Mês de Maio", "Reisado", "Bumba-meu-boi" and "Maracatu".pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura popular – Pernambucopt_BR
dc.subjectIdeias regionalistaspt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectPoesia modernistapt_BR
dc.subjectPopular culture - Pernambucopt_BR
dc.subjectRegionalist´s Ideaspt_BR
dc.subjectModernismpt_BR
dc.subjectModernist Poetrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.titleAscenso Ferreira: um poeta-cantador da cultura pernambucanapt_BR
dc.title.alternativeAscenso Ferreira: a poetic expression of the Pernambucana culturept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo examina a obra Catimbó, de Ascenso Ferreira (1895-1965), vendo-a, sobretudo, como uma expressão poética da cultura popular nordestina, observando as afinidades que a dicção poética do autor pernambucano manteve com os preceitos modernistas da Semana de 22. O primeiro capítulo descreve o ambiente cultural Recifense, verificando alguns aspectos socioeconômicos que marcaram a região; examina o modo como o Modernismo paulista chega a Pernambuco e, simultaneamente, a intensificação das ideias regionalistas. Ainda neste primeiro capítulo, iniciamos a leitura de poemas (“Desespero”, “A casa-grande de Megaípe”, “Noturno”, “O samba”, “História pátria”, “Catimbó”, “Minha terra”, “Dor” e “Sertão”) de Ascenso Ferreira, mostrando como a cultura pernambucana é poetizada pelo autor de Catimbó. No segundo capítulo consideramos Ascenso Ferreira como um poeta regionalista-modernista, mostrando como o pernambucano uniu a inovação estilística do modernismo à valorização das tradições de sua terra, através dos poemas “Os engenhos de minha terra”, “Tradição”, “Vamos embora, Maria”, “Quadrilha de Caetano Norato”, “A pega do boi”, “A rua do rio”, “Graf Zeppelin”, “O meu poema de São Francisco” e “Oropa, França e Bahia”. No terceiro capítulo, apontamos para Catimbó como o livro de temática ligada especialmente à cultura popular, apresentando a leitura de poemas deste livro que tratam poeticamente a nordestinidade ascensiana através de versos que revelam os componentes culturais de sua terra e do seu povo, como “A cavalhada”, “Carnaval do Recife”, “Meu carnaval”, “Senhor São João”, “Natal”, “Mês de maio”, “Reisado”, “Bumba-meu-boi” e “Maracatu”.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ascenso Ferreira: um poeta-cantador da cultura pernambucana.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.