00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Ana Claudia Aymoré-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Josalba Fabiana dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556033791893713pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Susana Souto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.creatorBarros, Fellipe Ernesto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731791171318955pt_BR
dc.date.accessioned2017-07-31T19:10:15Z-
dc.date.available2017-07-14-
dc.date.available2017-07-31T19:10:15Z-
dc.date.issued2013-06-28-
dc.identifier.citationBARROS, Fellipe Ernesto. Entre excrementos e secreções: o texto de Rubem Fonseca. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1808-
dc.description.abstractThis work consists in an analysis of three stories of the book Secreções, Excreções e Desatinos, written by Rubem Fonseca (2001). It aims to get in the narrative of the stories analyzing what is revolting and grotesque in the relationship between man and some body element in the stories of Rubem Fonseca (2001). First of all, we intent to observe the nature of the excrement while a text that connect the high to the low of the body in the short story “Copromancia” and provoke the apparent sensation of sublimity according to the considerations of Edmund Burke (1993). The next step is to reflect about dispense the images who refer to the history of art and literature as well as about the sensation of movement that pass by the profanation of the images in the short story “O Corcunda e a Vênus de Botticelli”, observing the discussions of Deleuze (2000) and Agamben (2007). This work ends with the analysis of the short story “Vida”, aiming at the conception of relegation to the lower stratum of the body developed by Mikhail Bakhtin (1987) and to the relationships between the three stories analyzed here.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRubem Fonsecapt_BR
dc.subjectSecreções, excreções e desatinos – Livro.pt_BR
dc.subjectExcrementos – Relação homem e corpopt_BR
dc.subjectSecreções, excreções e desatinos – Análise literáriapt_BR
dc.subjectSecretions, excretions and follies - Bookpt_BR
dc.subjectExcrement - Man and body relationshippt_BR
dc.subjectSecretions, excretions and follies - Literary analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.titleEntre excrementos e secreções: o texto de Rubem Fonsecapt_BR
dc.title.alternativeBetween excrements and secretions: the text of Rubem Fonsecapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é constituído numa análise de três contos do livro Secreções, Excreções e Desatinos, de Rubem Fonseca (2001). É pretendido aqui adentrar na narrativa dos contos atentando para a inscrição do que é repugnante e grotesco na relação do homem com algum elemento corporal nos contos de Rubem Fonseca (2001). De início, atentar-se-á para a natureza do excremento enquanto texto que relaciona o alto ao baixo corporal no conto “Copromancia”, e provoca a aparente sensação de sublimidade, conforme as considerações de Edmund Burke (1993). Em seguida, refletir-se-á sobre a destituição de imagens referenciadas na história da arte e da literatura, bem como sobre a sensação de movimento que perpassa a profanação das imagens no conto “O Corcunda e a Vênus de Botticelli”, tendo vistas para discussões de Deleuze (2000) e Agamben (2007). Por fim, encerrar-se-á com o conto “Vida”, apontando para a concepção do rebaixamento para o baixo corporal desenvolvido por Mikhail Bakhtin (1987) e para as relações entre os três contos aqui analisados.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre excrementos e secreçoes - o texto de Rubem Fonseca.pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.