00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vânio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.creatorMesquita, Newton Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8280062585648664pt_BR
dc.date.accessioned2017-07-21T14:38:00Z-
dc.date.available2017-07-04-
dc.date.available2017-07-21T14:38:00Z-
dc.date.issued2017-05-03-
dc.identifier.citationMESQUITA, Newton Barros. Contextualização do ensino de matrizes como ferramenta motivadora. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1780-
dc.description.abstractThe presented study however it had as objective generality to stand out the importance of the job of the tools of remote sensing and digital processing of images in the process of teach-learning of matrices with the job of MatLab software. One is about a study of bibliographical matrix (whose given they had been extracted of books, published scientific articles in the Internet, monographs, theses, dissertations and electronic small farms that bring information regarding the subject in quarrel), which was in search of reply for the following guiding question: Which the importance of the job of the tools of remote sensing and digital processing of images in the process of teach-learning of matrices with the job of MatLab software? To the end of you analyze them bibliographical accomplished was possible to perceive that the learning tend if to distance of the teach-learning process that not to wake up we ourselves the taste for the learning of the boarded subjects in classrooms for the professors. Ahead of this reality, the carried through studies signal that the job of the tools mentioned above is of excellent importance when of the calculation of matrices, since it tends to awake in the pupil the taste for the learning process, therefore does not move away it from the technologies of the information.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatrizespt_BR
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectProcessamento digital de imagenspt_BR
dc.subjectMatricespt_BR
dc.subjectRemote sensingpt_BR
dc.subjectDigital processingpt_BR
dc.subjectImagespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleContextualização do ensino de matrizes como ferramenta motivadorapt_BR
dc.title.alternativeContextualization of matrix teaching as a motivating toolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO estudo ora apresentado teve como objetivo geral ressaltar a importância do emprego das ferramentas de sensoriamento remoto e de processamento digital de imagens no processo de ensino-aprendizagem de matrizes com o emprego do software MatLab. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico (cujos dados foram extraídos de livros, artigos científicos publicados na internet, monografias, teses, dissertações e sítios eletrônicos que trazem informações a respeito do tema em discussão), o qual foi em busca de resposta para a seguinte questão norteadora: Qual a importância do emprego das ferramentas de sensoriamento remoto e de processamento digital de imagens no processo de ensino-aprendizagem de matrizes com o emprego do software MatLab? Ao final das analises bibliográficas efetivadas foi possível perceber que os discentes tendem a se distanciar do processo de ensino-aprendizagem que não desperte nos mesmos o gosto pela aprendizagem dos assuntos abordados em salas de aula pelos docentes. Diante desta realidade, os estudos realizados sinalizam que o emprego das ferramentas acima mencionadas são de relevante importância quando do cálculo de matrizes, visto que tende a despertar no aluno o gosto pelo processo de aprendizagem, pois não o afasta das tecnologias da informação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contextualização do ensino de matrizes como ferramenta motivadora.pdf2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.