00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Alan Pedro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752203627912781pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bittencourt, Ibsen Mateus-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677263203563065pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Marcus de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8951598251334162pt_BR
dc.contributor.referee2Rita, Luciana Peixoto Santa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511112631138534pt_BR
dc.creatorSilva, Arquiris Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418644466938790pt_BR
dc.date.accessioned2017-07-14T15:30:40Z-
dc.date.available2017-06-28-
dc.date.available2017-07-14T15:30:40Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.identifier.citationSILVA, Arquiris Ferreira da. Modelagem adaptativa de processos para instituição de ensino superior. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1767-
dc.description.abstractas well as to present a solution for using this approach in the academic field. It is known that business process is widely used around the world in industries of all contexts and sizes. However, the subject is still little discussed in academic management. In the national context, the Ministry of Education (MEC) has been creating ways to control the quality of higher education and HEIs have been obliged to adapt and maintain the proposed quality indicators within certain limits. If these limits are not respected, several sanctions can be applied: on-site visits, loss of vacancies, suspension of selective processes and even closure. Allied to this, it is known that in the academy there are professors who have been assigned to hold management positions. It is shown in this work that besides this aspect, they did not receive the qualification to occupy such positions within the academic environment, doing their activities according to the personal experience of each one. In other words, MEC created ways to control the quality of higher education courses but did not define the procedures for them to be achieved the HEIs have to struggle in creativity. The standardization of processes is enough to make a contribution in this scenario. However, it alone is not efficient due to a large difference between industry and academia, the dynamism of higher education. In this way, we present an adaptable methodology that can be applied in HEIs of different sizes. It is expected, in this way, to contribute to the quality of higher education as a whole.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputação - Modelagem de processospt_BR
dc.subjectGestão acadêmica – Ensino superior - Administraçãopt_BR
dc.subjectBusiness Processpt_BR
dc.subjectBusiness Process and Notationpt_BR
dc.subjectBusiness process model and notationpt_BR
dc.subjectAcademic managementpt_BR
dc.subjectProcess modelingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleModelagem adaptativa de processos para instituição de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeAdaptive process modeling for higher education institutionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo desenvolver uma modelagem adaptativa de processos para Instituições de Ensino Superior, analisar e avaliar o uso da modelagem de processos em diversos tipos de organizações. Sabe-se que o business process é largamente utilizado ao redor do mundo em indústrias de todos os contextos e tamanhos. Porém, o assunto ainda é pouco discutido na gestão acadêmica. No contexto nacional, o Ministério da Educação – MEC, vem criando formas de controlar a qualidade do ensino superior e as IES tem sido obrigadas a se adequar e a manter os indicadores de qualidade propostos dentro de certos limites. Caso estes limites sejam desrespeitados, várias sanções podem ser aplicadas: visitas in loco, perda de vagas, suspensão dos processos seletivos e até mesmo o fechamento. Aliado a isso, sabe-se que na academia existem professores que foram designados para ocuparem cargos de gestão. Comprova-se neste trabalho através da aplicação de questionários que além deste aspecto, estes não receberam capacitação para ocupar tais cargos dentro do meio acadêmico, fazendo suas atividades de acordo com a experiência pessoal de cada um. Em outras palavras, o MEC criou formas de avaliar os cursos superiores mas não definiu os procedimentos para que os indicadores previstos sejam atingidos e forçou que as IES tivessem que fazer um exercício de criatividade. A padronização de processos chega para dar sua contribuição neste cenário. Contudo, ela por si só não é eficiente devido a uma grande diferença entre a indústria e a academia, o dinamismo do ensino superior. Desta forma, apresentamos uma metodologia adaptável que pode ser aplicada em IES de diversos tamanhos. Espera-se desta forma contribuir desta forma com a qualidade do ensino superior como um todo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem adaptativa de processos para instituição de ensino superior.pdf2.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.