00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Verçosa, Élcio de Gusmão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788477290200059pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Roseane Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8200426055017604pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee4Riscado, Jorge Luis de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3994599612921878pt_BR
dc.contributor.referee5Silva , Cristiano Cézar Gomes da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9899444477615173pt_BR
dc.creatorAraújo, Clébio Correia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7421412577739098pt_BR
dc.date.accessioned2017-06-19T14:35:48Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2017-06-19T14:35:48Z-
dc.date.issued2017-04-20-
dc.identifier.citationARAÚJO, Clébio Correia de. A lei 10.639/03 e suas diretrizes curriculares: avanços e limites para uma educação das relações étnico-raciais transcultural. 2017. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1743-
dc.description.abstractOn the theoretical framework the contribution made by cultural studies, supporting us in the propositions of Bhabha (2003), Hall (2003), and Gilroy (2007), the current study issues questions around the construction of the sense of black identity and blackness within the Curricular Guidelines For the education of Ethnic and racial Relations.By this way, we try to capture , regarding to an expression of Michel Foucault, why there is an option for a certain notion of black identity of essentialist character and not another one , more open to hybrid and fluid constructions by the brazilian cultural and historical reality.From this approach , different historic moments of the struggle of the Black Social movement in Brazil are analysed , in order to demonstrate that the categories Black and blackness are crossed by different meanings, according to the conjuntural conditions within which render the clashes by positive affirmation of blacks in Brazil, as well as the articulations between the organizations of this social movement with the Pan-Africanist Movement as far as the current time, characterized by a new offensive from the North American cultural imperialism with reflections in the adoption, in the Brazilian context, racial policies from the point of view of the dichotomous black identity.When establishing a post structuralist and postcolonial criticism, relying on perceptions of Fry (2005), questioning so the mechanistic substituition of the ideals of the brazilian racial democracy by a polarized and racial view of cultural diversity in Brazil, with serious reflections on the construction of a national education policy for race relations.Accordingly, we conclude, with Silva (2014), by the necessity of construction of educational models based on overcoming the identitaries entrenchments , in a cross-cultural perspective, makers of dialogizing relations between the pedagogic subjects.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação – Diretrizes curriculares – Lei 10.639/03pt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectTransculturaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectTransculturationpt_BR
dc.subjectBlack Identitypt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA lei 10.639/03 e suas diretrizes curriculares: avanços e limites para uma educação das relações étnico-raciais transculturalpt_BR
dc.title.alternativeLaw 10,639/03 and its Curricular Guidelines: advances and limits for a cross-cultural education of the ethnic and racial relationspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoTomando como referencial teórico o aporte formulado pelos Estudos Culturais, nos apoiando nas proposições de Bhabha (2003), Hall (2003), e Gilroy (2007), o estudo em tela formula questões em torno da construção do sentido de identidade negra e negritude no âmbito das Diretrizes Curriculares Para a Educação das Relações Étnico Raciais. Nesse sentido, busca-se captar, para usar uma expressão de Michel Foucault, o porquê da opção por certa noção de identidade negra de caráter essencialista e não outra, mais aberta às construções híbridas e fluídas dadas pela realidade histórica e cultural brasileira. A partir disso, são visitados diferentes momentos históricos da luta do Movimento Social Negro brasileiro, no intuito de demonstrar que a categoria negro e negritude é perpassada por diferentes sentidos, de acordo com as condições conjunturais dentro das quais se processam os enfrentamentos pela afirmação positiva dos negros no Brasil, bem como das articulações entre as organizações desse movimento social com o movimento pan-africanista, chegando até o momento atual, caracterizado por uma nova ofensiva do imperialismo cultural norte americano com reflexos na adoção, no contexto brasileiro, de políticas raciais dicotômicas do ponto de vista da identidade negra. Ao estabelecer um crítica pós-estruturalista e pós-colonial, apoiando-se nas percepções de Fry (2005), questiona-se, assim, a substituição mecanicista do ideário da democracia racial brasileira por uma visão polarizada e racializada da diversidade cultural no Brasil, com sério reflexos na construção de uma política nacional de educação para as relações raciais. Neste sentido, concluímos, com Silva (2014), pela necessidade de construção de modelos educacionais calcados na superação dos entrincheiramentos identitários e, numa perspectiva transcultural, proporcionadores de relações dialogizantes entre os sujeitos pedagógicos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.