00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Nadja Maria Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037014991094234pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Emmanuelle Christine Chaves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4816027610768343pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0539797377298563pt_BR
dc.creatorAraújo, Wivianne Gabrielle de Oliveira Amorim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9764720650197403pt_BR
dc.date.accessioned2017-06-16T18:53:23Z-
dc.date.available2017-06-12-
dc.date.available2017-06-16T18:53:23Z-
dc.date.issued2015-04-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Wivianne Gabrielle de Oliveira Amorim. O compartilhamento da atenção com crianças com transtorno do espectro autista. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1740-
dc.description.abstractHere is presented a study on the shared care of children diagnosed with autism spectrum disorder. The focus on the sharing of attention reflected the alignment of this research with assumptions of historical social approach. The motivation for a historical and social approach to attention of children with this diagnosis reflected the predominance of information that have only prioritized neurological aspects of autism spectrum disorders. The main objective of this research was to investigate the share of the attention of two children during activities in occupational therapy sessions. The construction of the data was carried from the videography method. In processing the data were combined quantitative techniques and microgenetic analysis. The results mainly stood out a wide interdependence between attention sharing attention and the production of meaning in the interaction. It also stands out that the production of meaning implied is a responsiveness between the actions that links actions of the past and the future in the immediate present situation.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAtenção compartilhadapt_BR
dc.subjectAutismo – Criançapt_BR
dc.subjectInteração – Produção de sentidospt_BR
dc.subjectAutism spectrumpt_BR
dc.subjectShared attentionpt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subjectResponsivenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO compartilhamento da atenção com crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeThe attention-sharing of children with autistic spectrum disorderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoApresenta-se aqui um estudo sobre a atenção compartilhada de crianças com o diagnóstico de transtorno do espectro autista. O enfoque no compartilhamento da atenção refletiu o alinhamento desta pesquisa com pressupostos da abordagem sócio histórica. A motivação para uma abordagem sócio histórica da atenção de crianças com esse diagnóstico refletiu a predominância das informações que têm priorizado apenas os aspectos neurológicos dos distúrbios do espectro autista. O objetivo central desta pesquisa foi investigar o compartilhamento da atenção de duas crianças durante atividade em sessões de Terapia Ocupacional. A construção dos dados foi realizada a partir do método da videografia. No tratamento dos dados combinaram-se técnicas quantitativas e análise microgenética. Nos resultados destacaram-se principalmente uma ampla interdependência entre o compartilhamento de atenção e a produção de sentidos na interação. Além disso, destacou-se também que na produção de sentidos implicavam-se uma responsividade entre as ações que vincula ações do passado e do futuro na situação imediata do presente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O compartilhamento da atenção com crianças com transtorno do espectro autista.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.