00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo comparativo das técnicas de predição na identificação de insucesso acadêmico dos estudantes durante cursos de programação introdutória
Título(s) alternativo(s): A comparative study of prediction techniques in identifying academic failure of students for programming introductory courses
Autor(es): Santana, Marcelo Almeida
Primeiro Orientador: Costa, Evandro de Barros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos Neto, Baldoino Fonseca dos
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Patrick Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Baker, Ryan Shaun Joazeiro de
Resumo: As altas taxas de insucesso nas universidades nos cursos que contemplam a disciplina de programação introdutória na sua grade curricular tem alarmado e preocupado muitos educadores, pois o insucesso dos estudantes podem gerar prejuízos dos mais diversos tipos e interesses. Assim, há relevantes motivos para se tentar esclarecer eventuais fatores que afetam tal insucesso. Ainda neste contexto, um dos desafios importantes é o de identificar antecipadamente os estudantes propensos ao insucessos na disciplina de programação introdutória, assumindo-se em tempo hábil para permitir intervenção pedagógica eficaz. Deste modo, buscou-se neste trabalho um estudo em técnicas de mineração de dados educacionais , objetivando-se comparar a eficácia dos algoritmos de predição capazes de identificar, em tempo hábil para intervenção pedagógica, os estudantes propensos ao insucesso. Neste estudo, avaliou-se a eficácia de algoritmos de predição em duas fontes de dados diferentes e independentes, uma na modalidade presencial e outra na modalidade de ensino a distância sobre as disciplinas de programação introdutória. Os resultados mostraram que as técnicas analisadas no estudo são eficazes na identificação dos estudantes propensos ao insucesso no início da disciplina. Além disso, mostrou-se também que após a realização das etapas de pré-processamento e ajustes nos parâmetros de algoritmos, tais algoritmos analisados tiveram uma melhora em seus resultados. Ao fim do processo, o algoritmo máquina de vetor de suporte (SVM: Support Vector Machine) apresentou os melhores resultados, tanto na modalidade de ensino presencial quanto na modalidade a distância, alcançando uma taxa de f-measure de 83% e 92%, respectivamente.
Abstract: The high failure rates of students in the introductory programming course within the universities worldwide have alarmed and worried many educators. Those rates can lead to losses of various types and interests. Thus, there are important reasons to try to clarify the main factors that possibly influence such failures. Furthermore, one of the major challenges is on how to early identify the students likely to in the introductory programming course, eventually allowing effective pedagogical interventions. Thus, in this study we aim to explore educational data mining techniques, in order to compare the effectiveness of prediction algorithms capable of identifying students likely to fail, in a timely manner suitable for pedagogical intervention. This study evaluated the efficacy of prediction algorithms in two different and independent data sources one in the classroom teaching mode and the other in the distance education mode in the disciplines in the introductory programming. The results showed that the techniques discussed in this study are effective in this task of prediction. In addition, it was shown also that after the completion of the pre-processing and adjustments to the parameters of the algorithms analyzed had an improvement in their results. At the end of the process, the Supported Vector Machine (SVM) algorithm showed the best results, both in the classroom teaching mode as in the distance, reaching an f-measure rate of 83% and 93% respectively.
Palavras-chave: Programação (Computadores)
Avaliação educacional
Mineração de dados (Computação)
Programming (Computers)
Educational assessment
Data mining (computing)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: SANTANA, Marcelo Almeida. Um estudo comparativo das técnicas de predição na identificação de insucesso acadêmico dos estudantes durante cursos de programação introdutória. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1722
Data do documento: 6-nov-2015
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