00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.contributor.referee1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee2Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256764275787933pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Helenice Maia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6474423947767394pt_BR
dc.contributor.referee4Lopes, Maria Amélia da Costa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://orcid.org/0000-0002-5589-5265pt_BR
dc.creatorAraújo, Isabela Rosália Lima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8940468348229746pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-30T20:08:13Z-
dc.date.available2017-03-29-
dc.date.available2017-03-30T20:08:13Z-
dc.date.issued2015-06-05-
dc.identifier.citationARAÚJO, Isabela Rosália Lima de Araújo. Estilo e catacrese de uma professora da rede pública de maceió/ AL em contextos de precarização. 2015. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1637-
dc.description.abstractThis research aims to understand how a teacher of elementary school, a public school located in the city of Maceió / AL, develops the style and catachresis in precarious contexts. Style and catachresis are categories developed by the Clinical Activity representing part of the subject's uniqueness, style and the personal mode of appropriation of collective gender and catachresis, a (re) creation of professional looking for improvements to their activity. The school insecurity manifested itself in aggravating way throughout the research.The guiding epistemological presuppositions of the research are the cultural-historical theories and the Clinical Activity. The techniques used were: life history, recurring interviews, semi-structured and centralized interviews, documental analysis, footages and observation sessions and simple self-confrontations. As the results, we found out that the teacher has a traditional style and plays educational experiences of his former teachers. Subjectivity appears strong in their teaching activity and the lack of a professional group, continuing education of quality and precarious context collaborate to the predominantly reproductive actions, subjective and traditional trend, this teacher.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstilopt_BR
dc.subjectCatacresept_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectAtividade Docentept_BR
dc.subjectAutoconfrontaçãopt_BR
dc.subjectProfessor - formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectStylept_BR
dc.subjectCatachresispt_BR
dc.subjectPrecariousnesspt_BR
dc.subjectTeacher activitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEstilo e catacrese de uma professora da rede pública de Maceió/AL em contextos de precarizaçãopt_BR
dc.title.alternativeTeacher’s style and catachresis in the public system in a context of precariousnesspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo entender como uma professora do Ensino Fundamental I, de uma escola pública estadual localizada no Município de Maceió/AL, desenvolve o estilo e a catacrese em contextos de precarização. Estilo e catacrese são categorias desenvolvidas pela Clínica da Atividade que representam parte da singularidade do sujeito, sendo o estilo o modo pessoal de apropriação do gênero coletivo e catacrese, uma (re) criação do profissional em busca de melhoras para sua atividade. A precarização da escola se manifestou de forma agravante durante toda a pesquisa. Os pressupostos epistemológicos orientadores da pesquisa são as teorias histórico-cultural e a Clinica da Atividade. As técnicas utilizadas foram: história de vida, entrevista recorrente, entrevistas semi-estruturada e centralizada, análise documental, sessões de observações e filmagens e de autoconfrontações simples. Nos resultados, identificamos que a professora tem um estilo tradicional e reproduz experiências educacionais de seus antigos professores. A subjetividade aparece forte na sua atividade docente e a falta de um coletivo profissional, de formação continuada de qualidade e o contexto precário colaboram para as ações predominantemente reprodutivas, subjetivas e de tendência tradicional, dessa professora.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estilo e catacrese de uma professora da rede pública de Maceió-AL em contextos de precarização.pdf881.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.