00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: Atenção à saúde da criança quilombola menor de 2 anos: saberes e práticas de cuidado à luz da teoria transcultural
Título(s) alternativo(s): Attention to childhood health quilombola under 2 years: care knowledge and practice in the light of transcultural
Autor(es): Melo, Letícia Oliveira de
Primeiro Orientador: Lúcio, Ingrid Martins Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jovânia Marques de Oliveira e
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Márcia Maria Coelho Oliveira
Resumo: Os primeiros anos de vida de uma criança, especialmente os dois primeiros, são caracterizados pelo crescimento acelerado e significativas aquisições no processo de desenvolvimento. A prioridade na atenção à saúde da criança de 0 a 2 anos é reconhecida pelo Ministério da Saúde tendo como proposta a proteção e o fomento ao desenvolvimento integral da criança neste período crítico e sensível da primeira infância. Assim, é fundamental investigar como ocorre o cuidado das crianças no ambiente familiar, pois a família é a primeira instituição social que, em conjunto com outras, busca assegurar a continuidade e o bem-estar dos seus membros e da coletividade, incluindo a proteção e o bem-estar da criança. Objetivou-se analisar os saberes e práticas de cuidado da família na atenção à saúde da criança quilombola menor de 2 anos à luz da Teoria Transcultural de Leininger. Pesquisa qualitativa, apoiada na Etnoenfermagem e no referencial teórico da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado de Madeleine Leininger, realizada na comunidade quilombola do Muquém, no município de União dos Palmares-AL. Aprovada pela Plataforma Brasil com n° 1.500.684. Os participantes foram os principais cuidadores das crianças menores de 2 anos dessa comunidade, totalizando dezesseis, foram utilizados codinomes em homenagem a personalidades que fizeram parte da história da cultura quilombola brasileira para preservar a identidade. A coleta de dados ocorreu de abril a julho de 2016, em lócus, com imersão dos pesquisadores no campo, seguindo as quatro fases de observação, participação e reflexão propostas por Leininger. Os instrumentos utilizados na coleta foram: diário de campo, formulário sociodemográfico, guia de observação e entrevista semiestruturada, as quais foram gravadas. A análise foi organizada conforme as quatro fases de Leininger da etnoenfermagem. As duas primeiras incluem a gravação de todos os dados e a codificação. A terceira fase exige que o pesquisador identifique padrões recorrentes e a quarta fase os temas. Os resultados foram estruturados em três temáticas: 1. Conhecendo os participantes do estudo 2. Saberes e práticas populares no cuidado diário à criança quilombola; 3. Saberes e práticas populares de cuidado nas situações de adoecimento. Na categoria Saberes e práticas populares no cuidado diário à criança quilombola, revelou-se os cuidados realizados diariamente às crianças de zero a dois anos são desempenhados predominantemente pelas mulheres dessa comunidade. De acordo com as cuidadoras, os cuidados com higiene, alimentação e prevenção sofrem influência das crenças, costumes e ritos que são repassados de geração a geração. Na categoria Saberes e práticas populares de cuidado nas situações de adoecimento, verificou-se que a família inicialmente realiza os cuidados no domicílio, contando com a rede de apoio constituída por familiares e amigos. Essas práticas fundamentam-se majoritariamente pela utilização de plantas medicinais e práticas religiosas que são realizadas por curandeiras da própria comunidade. Conclui-se que a Teoria transcultural possibilita a oportunidade de ressignificar a prática de enfermagem aliando o saber científico ao saber popular.
Abstract: The early years of a child's life, especially the first two, are characterized by accelerated growth and significant acquisitions in the development process. The priority in the health care of the child of 0-2 years is recognized by the Ministry of Health with the proposal to protect and foster the integral development of the child in this critical and sensitive period of early childhood. Thus, it is fundamental to investigate how care of children occurs in the family environment, since the family is the first social institution that, together with others, seeks to ensure the continuity and well-being of its members and the community, including protection and The well-being of the child. The objective was to analyze the knowledge and practices of family care in the health care of the quilombola child under 2 years in light of the Leininger Transcultural Theory. Qualitative research, supported by Ethnonursing and the theoretical framework of the Theory of Diversity and Universality of Care of Madeleine Leininger, held in the Quilombola community of Muquém, in the municipality of União dos Palmares-AL. Participants were the main caregivers of children under 2 years of age in this community, totaling sixteen, codenames were used in honor of personalities who were part of the history of the Brazilian quilombola culture in order to preserve their identity. The data collection took place from April to July 2016 in a locus with immersion of the researchers in the field following the four phases of observation, participation and reflection proposed by Leininger. The instruments used in the collection were: field diary, socio-demographic form, observation guide and semi-structured interview, which were recorded. The research was approved by Plataforma Brasil with n ° 1,500,684. The analysis was organized according to the four phases of Leininger's ethnonursing. The first two include recording all data and encoding. The third phase requires the researcher to identify recurrent patterns and the fourth phase the themes. The results were structured in three themes: 1. Knowing the participants of the study 2. Knowledge and practices popular in the daily care of quilombola children; 3. Knowledge and popular practices of care in sickness situations. In the category of Knowledge and Popular Practices in Daily Quilombola Care, the daily care of children from zero to two years of age is predominantly performed by the women of this community. According to the caregivers, the care with hygiene, food and prevention are influenced by the beliefs, customs and rites that are passed on from generation to generation. In the category Knowledge and popular practices of care in situations of illness, it was verified that in these situations the family initially cares for the home, counting on the support network made up of family and friends. These practices are mainly based on the use of medicinal plants and religious practices that are carried out by healers of the community itself. It is concluded that the transcultural theory allows the opportunity to re-signify nursing practice, combining scientific knowledge with popular knowledge.
Palavras-chave: Enfermagem transcultural
Cuidado da criança
Serviços da saúde infantil
Grupo com ancestrais do continente africano
Comunidade quilombola – Alagoas
Transcultural nursing
Child care
African continental ancestry group
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: MELO, Letícia Oliveira de. Atenção à saúde da criança quilombola menor de 2 anos: saberes e práticas de cuidado à luz da teoria transcultural. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1631
Data do documento: 12-dez-2016
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