00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana de (C.Lattes: Fabiana Pincho de Oliveira)-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorMoura, Karolynne Kaya maria Amorim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9743842232752293pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-02T23:01:14Z-
dc.date.available2017-03-02-
dc.date.available2017-03-02T23:01:14Z-
dc.date.issued2016-05-12-
dc.identifier.citationMOURA, Karolynne Kaya Maria Amorim. A intervenção didática no processo de produção textual de alunos participantes da olimpíada de língua portuguesa – OLP. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1618-
dc.description.abstractThis work presents a reflection on the didactic intervention in a process of text production of students from public schools that are participants of OLP- Olympiad of the Portuguese Language – Writing the Future/OLP, a national competition of composing that take part students of the Fifth Grade of elementary school to Third Grade of high school of the public educational networks. It tries to reflect on the functionality of the interventions produced for two participants teachers of OLP with intention by trying to improve the text of their students when they write. In total, they were collected 40 (forty) texts, 35 (thirty-five) by students of the class from teacher P1 and 5 (five) texts from teacher P2, these being of the same pupil. All students are students of high school of State Public Network from Maceió-AL. For purposes of this work, they were analyzed 8 (eight) texts, 2 (two) of them of textual genre Literary Memory and 6 (six) of genre Opinion Article. For this, we delimited the theoretical basis about dialogism and interaction starting from studies by Bakhtin (1926;1986) and Serafini (1989); the questions and discussions about didactic interference with Calil (2000), Dolz, Gagnon & Decândio (2010) and Ruiz (2010), among others. In the initial analysis of the corpus , it was observed an incidence on the regulatory aspects of the language; however, with the walk of analysis, it was identified other structural issues of language that, in our view, they can be justified by group of factors which may involve the formation of each instructor the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução textual - Intervençãopt_BR
dc.subjectOlimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - Brasilpt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTextual productionpt_BR
dc.subjectDidactic interventionpt_BR
dc.subjectDialogismpt_BR
dc.subjectFormation teacherpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA intervenção didática no processo de produção textual de alunos participantes da olimpíada de língua portuguesa - OLPpt_BR
dc.title.alternativeThe didactic intervention in a process of text production of students from public schools that are participants of OLP - Olympiad of the Portuguese Languagept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma reflexão sobre a intervenção didática no processo de produção textual de alunos de escolas públicas participantes da OLP - Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro/OLP, um concurso nacional de redação em que participam alunos dos 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das redes públicas de ensino. Reflete sobre a funcionalidade das intervenções produzidas por duas professoras participantes da OLP com o intuito de tentar melhorar o texto dos seus alunos quando escrevem. Ao total, foram coletados 40 textos, sendo 35, de alunos da turma da professora P1 e 5 (cinco) textos da professora P2, sendo estes de uma mesma aluna. Todos os alunos são estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Maceió-AL. Para os fins deste trabalho, foram analisados 7 textos, sendo dois do gênero textual Memória Literária e cinco do gênero Artigo de Opinião. Para isto, delimitamos a base teórica sobre dialogismo e interação a partir dos estudos de Bakhtin (1926; 1986) e Serafini (1989); os questionamentos e discussões sobre interferência didática com Calil (2000), Dolz, Gagnon & Decândio (2010) e Ruiz (2010), entre outros. Nas análises iniciais do corpus, observou-se uma incidência sobre os aspectos normativos da língua; no entanto, com o caminhar das análises, identificou-se outros tipos de intervenções questões que, ao nosso ver, podem ser justificadas por conjunto de fatores que pode envolver a formação de cada docente da pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A intervenção didática no processo de produção textual de alunos participantes da OLP.pdf7.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.