00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ligia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosemere Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5573907563872708pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.creatorCordeiro, Maria de Fátima Lisboa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4502727195201944pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T16:20:10Z-
dc.date.available2017-02-18-
dc.date.available2017-02-23T16:20:10Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Maria de Fátima Lisboa. Como eu te preciso, meu bairro!: experiências literárias no ensino fundamental II da rede pública estadual em Maceió. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1587-
dc.description.abstractThis professional master‘s dissertation presents discussions and analysis about the literature teaching in the school environment and intents, by means of an intervention proposal, to bring folk poetry close to the class, showing new possibilities of work which can contribute in the improvement of the literary literacy acts. This is a result of a research carried out in a 9th grade group from a state school in Maceió, of which 45 students from the elementary school II took part, in order to contribute in the refinement of the reading and writing training of those students, with the purpose of expanding his/hers cultural experiences to deem the acts of reading and writing as primary importance school practices to the worldly wisdom of the individual, enabling the active involvement as a citizen capable of interfering in the construction and reconstruction of the society. For this purpose, it is based on the dialectical method and in the theoretical conceptions of Freire (1989), Silva (2002), Rojo (2009; 2012), Candido (1988), Zilberman (2009), Santos (2015), Cosson (2014) e Nóbrega (2015) that propose to dialogue about the importance of knowing the social context of the individuals involved in the teaching-learning process for moderating the pedagogical practices that reinforce and expand the quality of the literary reading and writing in class, considering the critical-reflexive knowledge and fruition. As a result, pointing out that the “neighborhood poetry” has configured from the relation between teachers, students and the locus school community of the research organized by Profletras/Ufal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectPoesia popularpt_BR
dc.subjectPoética do bairropt_BR
dc.subjectLiteracy literacypt_BR
dc.subjectFolk poetrypt_BR
dc.subjectNeigborhood poetrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleComo eu te preciso, meu bairro!: experiências literárias no ensino fundamental II da rede pública estadual em Maceiópt_BR
dc.title.alternativeHow I need you, my neigborhood!: literacy expeciences in elementary education 2 of the network publishes state of Maceiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado profissional apresenta discussões e análises sobre o ensino de literatura no espaço escolar e, pretende por meio de uma proposta de intervenção, aproximar a poesia popular da sala de aula, mostrando novas possibilidades de trabalho que possam contribuir no aperfeiçoamento das práticas de letramento literário. Resulta de uma pesquisa realizada numa turma de 9º ano de uma escola estadual de Maceió, da qual fizeram parte 45 educandos/as do ensino fundamental II, com o objetivo de contribuir no aprimoramento da formação leitora e escritora desses/as educandos/as, a fim de ampliar as suas experiências culturais para considerar o ato de ler e de escrever como práticas escolares primordiais para o conhecimento de mundo do sujeito, possibilitando a participação ativa como cidadão capaz de interferir na construção e reconstrução da sociedade. Para tanto, fundamenta-se no método dialético e apoia-se nas concepções teóricas de Freire (1989), Silva (2002), Rojo (2009; 2012), Candido (1988), Zilberman (2009), Santos (2015), Cosson (2014) e Nóbrega (2015) que propõem dialogar sobre a importância de conhecer o contexto social dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para melhor mediar práticas pedagógicas que reforcem e ampliem a qualidade da leitura literária e da escrita em sala de aula, levando em conta o conhecimento crítico-reflexivo e a fruição. Como resultado, destaca-se a “poética do bairro” que se configurou a partir da relação entre a educadora, os/as educandos/as e a comunidade da escola locus da pesquisa promovida pelo Profletras/Ufal.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.