00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Margarete Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0362345375373708pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vilela, Rosana Quintella Brandão-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4657527752217406pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Cristina Camelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4520297824443794pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Vera Lúcia de Azevedo-
dc.creatorSilva, Maria Edna Bezerra da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9265268138482138pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-20T18:17:52Z-
dc.date.available2017-02-20-
dc.date.available2017-02-20T18:17:52Z-
dc.date.issued2014-06-20-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Edna Bezerra de. Vivência no SUS em Alagoas e sua contribuição para formação profissional em saúde sob a ótica dos preceptores. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1572-
dc.description.abstractTraining qualified generalist professionals to work in the Unified Health System (SUS) with an approach on the determinants of health and illness in the community and at all levels of the system, according to the guidelines of universality, equity, integrity and social participation also presents itself as critical to the effectiveness of a health care quality node. The need for changes in teaching in the undergraduate curriculum in health care driven by guidelines show the impact of a stronger link between the health and education sectors. Increasingly, networks of primary care has emerged as a practical scenario for courses in the health and the stages and experiences in SUS are presented with strategies that can give students experimenting with a new learning space, which is the daily work of networks and health systems organizations, forming with it, and complains professionals working citizen, integrated with the reality of life and health of the population. The present study aimed to analyze the perceptions of preceptors regarding the potential of Experience and Internships Reality of Health System interior of Alagoas (VER-SUS/AL) in the training of students to the health system. Were interviewed 11 tutors who participated in the experience between the years 2007 to 2011 in the municipalities of Flexeiras, Arapiraca, Penedo, Atalaia and Major Isidoro were interviewed. The fruit of this research was the production of a scientific article and its results led to the production of an intervention project, which aims to raise awareness among municipal managers to welcome the next experience of VER-SUS. The interviewees' statements make clear the role of SUS Experience in Alagoas in the formation of a distinctive and professional approach to the reality of SUS in the municipalities, as well as the University lacks a deeper understanding about the SUS as a public policy, with a gap between what students see in theory and in fact what is experienced in practice in services.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas de públicas em saúdept_BR
dc.subjectEstágios supervisionados - Sistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPublic health policiespt_BR
dc.subjectSupervised stagespt_BR
dc.subjectPermanent educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.titleVivência no SUS em Alagoas e sua contribuição para formação profissional em saúde sob a ótica dos preceptorespt_BR
dc.title.alternativeExperience in SUS in Alagoas and your contribution to vocational training in health from the perspective of tutorspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA formação de profissionais generalistas qualificados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) com uma abordagem sobre os determinantes do processo saúde-doença na comunidade e em todos os níveis do Sistema, conforme as diretrizes da universalidade, equidade, integralidade e participação social ainda apresenta-se como nó crítico para à efetivação de uma atenção à saúde com qualidade. As necessidades de mudanças no ensino nos cursos de graduação em saúde impulsionadas pelas diretrizes curriculares apontam para a relevância de uma articulação mais firme entre os setores saúde e educação. Cada vez mais as redes de atenção básica têm se configurado como cenário de práticas para os cursos da área da saúde e os estágios e vivências no SUS apresentam-se com estratégias que podem propiciar aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde, formando com isso, profissionais com atuação critica e cidadã, integrado com a realidade de vida e de saúde da população brasileira. A presente pesquisa objetivou analisar a percepção dos preceptores quanto à potencialidade da Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde no interior de Alagoas (VER-SUS/AL), na formação dos estudantes para o sistema de saúde. Foram entrevistados 11 preceptores que participaram da vivencia entre os anos de 2007 a 2011, nos municípios de Flexeiras, Arapiraca, Penedo, Atalaia e Major Isidoro. O fruto desta pesquisa foi a produção de um artigo científico e seus resultados levaram à produção de um projeto de intervenção, que tem como propósito sensibilizar os gestores municipais a acolherem as próximas experiência do VER-SUS. As falas dos entrevistados deixam claro o papel da Vivência no SUS de Alagoas na formação de um profissional diferenciado e a aproximação com a realidade do SUS nos municípios, como também o quanto a Universidade carece de um maior aprofundamento sobre o SUS enquanto política pública, havendo um distanciamento entre o que os estudantes veem na teoria e de fato o que é vivido na prática nos serviços.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.