00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Milani, Ana Maria Rita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5972095945639777pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Keuler Hissa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732919330877406pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Anderson Moreira Aristides dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0335447705890131pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Kilmer Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6206120391191140pt_BR
dc.creatorFontenele, Ana Lucia Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750738407017186pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-01T18:40:39Z-
dc.date.available2017-02-01-
dc.date.available2017-02-01T18:40:39Z-
dc.date.issued2016-08-16-
dc.identifier.citationFONTENELE, Ana Lucia Moreira. Efeito da educação sobre os salários no estado de Alagoas durante o período de 2010. 2016. 65 f. Dissertação (Mestrado em Economia ) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1552-
dc.description.abstractThe objective of this study was to verify how is the relationship between the level of education and salary in the state of Alagoas. Based on the income equation Mincer (1974), but they were also considered contributions from other pioneering works such as Schultz (1961; 1972), Senna (1976), Becker (1993) and other more recent. To achieve the proposed objective, it used the Census data (2010) for the state of Alagoas, considering only individuals with the age group 26-60 years by relying on the fact that this would be the range of productive age. The sample was analyzed from three econometrics techniques: (I) OLS: although it is a widely used method has some disadvantage for the analysis of these data, because it is common to be considered only individuals who have income, leading to selection bias and, furthermore, referring to income data are widely dispersed and how the OLS cannot capture this dispersion, it generates unreliable estimates; (II) Procedure Heckman: this method can correct the selection bias, based on the choice of instrumental variables that may influence the entry or not the agent in the labor market; and (III) Quantile regression: to analyze the sample in each quartile of income, can generate estimates eliminating the problem of the dispersion of the data. The results show that the return of education on income of Alagoas is considerable, independent of the method used, since Least Squares, this return is 12,29% which, after being corrected by Procedure Heckman reaches 18,88%; and quantile regression, the variation of wages due to education ranged from quantile 10,86% to 13,17%. Also noted is that there are wage disparities due to gender, race and place of residence, both between meso and between urban and rural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia - Questões sociaispt_BR
dc.subjectRetorno a escolaridadept_BR
dc.subjectSalários - Alagoaspt_BR
dc.subjectProcedimento de Heckmanpt_BR
dc.subjectRegressão quantílicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEfeito da educação sobre os salários no estado de Alagoas durante o período de 2010pt_BR
dc.title.alternativeEffect of education on wages in the stage of Alagoas during the period of 2010pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi verificar como ocorre a relação entre o nível de escolaridade e de salário no Estado de Alagoas. Teve como base a equação de rendimento de Mincer (1974), mas também foram consideradas as contribuições de outros trabalhos pioneiros como Schultz (1961; 1972), Senna (1976), Becker (1993) e outros mais recentes. Para alcançar o objetivo proposto, recorreu-se aos dados do Censo de 2010 para o Estado de Alagoas, considerando apenas indivíduos com faixa etária de 26 a 60 anos. A amostra foi analisada a partir de três técnicas econométricas: (I) MQO: embora seja um método muito utilizado, oferece algumas desvantagens para a análise destes dados, pois é comum que só sejam considerados os indivíduos que possuam renda, levando a um viés de seleção e, além disso, os dados são muito dispersos e como o MQO não consegue captar essa dispersão, acaba gerando estimativas não confiáveis; (II) Procedimento de Heckman: este método consegue corrigir o viés de seleção, baseando-se na escolha de variáveis instrumentais que podem influenciar na entrada ou não do agente no mercado de trabalho; e (III) Regressão Quantílica: ao analisar a amostra em cada quantil de renda, consegue gerar estimativas eliminando o problema da dispersão dos dados. Os resultados apontaram que o retorno da escolaridade sobre os rendimentos dos alagoanos é considerável, independentemente do método utilizado, visto que, por Mínimos Quadrados, este retorno é de 12,29% que, depois de ser corrigido pelo procedimento de Heckaman chega a 18,88%; e por Regressão Quantílica, a variação dos salários devido à escolaridade oscilou entre os quantis de 10,86% a 13,17%. Observou-se também que há disparidade de salário devido a sexo, raça e local de moradia, tanto entre Mesorregiões quanto entre urbano e rural.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeito da educação sobre os salários no estado de Alagoas durante o período de 2010.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.