00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Susana Souto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.contributor.referee2Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.creatorDamasceno, Ana Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4751739020419633pt_BR
dc.date.accessioned2016-11-24T19:57:35Z-
dc.date.available2016-11-24-
dc.date.available2016-11-24T19:57:35Z-
dc.date.issued2010-04-19-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Ana Maria. Leitura na escola: análise de um projeto literário. 2010. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1494-
dc.description.abstractThe theme of this work is related to the teaching of literature in school, especially in high school. This study had as a general purpose to assess to what extent the Literary Project that has being developed at the State School Tarcísio Soares Palmeira, located in São Miguel dos Campos - AL. has contributed to the development of reading among his students. More specifically, this research was carried out in order to analyze and evaluate the literary project conducted in 2008, to determine whether this project has contributed to the literary consciousness of students through the assessment revealed by teachers and students of that school. The survey is a case study, in which the author counted on with the participation of 265 students and 9 teachers. The methodology used three instruments to collect data: observation of the context of the practice of the Literary Project; questionnaires answered by the students and teachers, as well as interviews that were carried out in order cross data about the informants’ opinions and expectations. The research involved quantitative data, document analysis, tabulation and analysis of results. The results showed that the Literary Project developed by that school was a positive teaching and learning experience of reading and has contributed significantly to the development of the literary awareness among the students involved in the project. However, it was verified that there are still some issues considered critical that need to be reflected by the school community, to improve the development process of future projects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura no ensino médiopt_BR
dc.subjectProjeto literáriopt_BR
dc.subjectLeitura na escolapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLiterature in hight schoolpt_BR
dc.subjectLiteracy projectpt_BR
dc.subjectReading in schoolpt_BR
dc.subjectLiteracy awarenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLeitura na escola: análise de um projeto literáriopt_BR
dc.title.alternativeReading in school: analysis of a literacy projectpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO tema desta dissertação relaciona-se ao ensino da literatura na escola, especialmente no ensino médio. Este estudo teve como propósito geral avaliar em que medida o Projeto Literário que vem sendo desenvolvido na Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, situada no município de São Miguel dos Campos - AL. tem contribuído para o desenvolvimento da leitura entre seus alunos. Mais especificamente, esta pesquisa teve como objetivo analisar e avaliar o projeto literário realizado no ano de 2008, no sentido de averiguar se o referido projeto tem contribuído para o letramento literário dos alunos através da avaliação revelada por professores e alunos dessa escola. A pesquisa realizada é um Estudo de Caso, que contou com a participação de 265 alunos e 9 professores. A metodologia utilizou três instrumentos para coleta de dados: a observação do contexto da prática do Projeto Literário, os questionários respondidos pelos alunos, professores e as entrevistas que foram realizadas para cruzar dados a respeito das opiniões e expectativas dos informantes. A pesquisa envolveu o levantamento quantitativo de dados, análise documental, tabulação e análise dos resultados. Os resultados apresentados mostraram que o Projeto Literário desenvolvido pela referida escola foi uma experiência positiva de ensino e aprendizagem da leitura, tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento da consciência literária dos alunos envolvidos no projeto. Entretanto, foi verificado que ainda há algumas questões consideradas críticas que precisam ser refletidas pela comunidade escolar, para melhorar o processo de desenvolvimento dos futuros projetos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura na escola - análise de um projeto literário.pdf2.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.